Daniel Viana, curador e idealizador do Projeto, destaca a união de diversos autores na proteção às criançasGabriel Moses

Gente, preciso dividir algo muito especial com vocês!
A última quarta-feira (05) foi um dia de muita emoção: o lançamento do livro "Proteja os Seus Filhos", na Livraria Janela, lá no Shopping da Gávea. Um projeto que me enche de orgulho e que nasceu de uma necessidade urgente — proteger nossas crianças e adolescentes.
Autores do Projeto Proteja os seus Filhos reunidos no lançamento - Gabriel Moses
Autores do Projeto Proteja os seus Filhos reunidos no lançamentoGabriel Moses


Você sabia que só em 2024 mais de 60 mil meninas e meninos sofreram algum tipo de violência no Brasil? Esses dados do Anuário Brasileiro de Segurança Pública 2025 cortam o coração, mas mais do que números, a gente está falando de vidas. De histórias, de futuros que precisam ser cuidados com amor, atenção e, principalmente, ação.
Cinema lotado para o lançamento do livro - Gabriel Moses
Cinema lotado para o lançamento do livroGabriel Moses


Foi pensando nisso que esse livro tomou forma.
A gente reuniu diversos especialistas incríveis — pessoas que respiram essa causa — pra conversar de maneira clara e real sobre como prevenir e enfrentar a violência infantil. Não é um tema fácil, eu sei, mas é necessário. E se cada um de nós fizer a sua parte, esse cenário pode, sim, mudar.

Escrever este livro foi um ato de afeto e responsabilidade. Como mãe, comunicadora e mulher engajada com causas sociais, acredito que não podemos mais adiar as conversas difíceis.

Precisamos falar sobre os riscos digitais, sobre a ausência de limites, sobre a importância de uma escuta ativa. Mas, mais do que falar, precisamos agir. Este livro é um convite à consciência — e à ação.
"Proteja os seus Filhos" já está disponível nas livrarias - Gabriel Moses
"Proteja os seus Filhos" já está disponível nas livrariasGabriel Moses
Daniel Viana, comissário de polícia e curador do livro Proteja os Seus Filhos, falou sobre o surgimento deste lindo e necessário movimento para a nossa sociedade: "esse projeto começou, na verdade, quando eu passei pela delegacia de proteção e a criança, adolescente e vítima, no ano de 2023. Foi uma passagem breve, muito curta, em torno de 20 dias, e lá eu percebi o que era de fato a dor humana. Eu tive uma passagem bem rápida com um colega, trabalhando lá nos casos, nos debruçando, o nome dele é Samuel Nascimento, e ele chegou pra mim e falou uma frase que não saiu mais da minha cabeça: 'Daniel, aqui você vai conhecer a verdadeira maldade humana'.
Isso ficou martelando na minha cabeça, cada caso que eu investigava, eu vi que realmente, de fato, aquelas crianças mereciam uma proteção antes que o crime acontecesse. Porque não bastava mais a gente só aprender, investigar... a gente tinha que ter um movimento para poder identificar e também proteger as crianças. Foi aí que nasceu a ideia do livro. Só que devido a diversas alterações, mudanças, o projeto ficou, entre aspas, guardado. E a grande sacada foi quando eu estava esse ano, em julho, nas minhas férias nos Lençóis Maranhense. Foi quando eu vi minha filha brincando nas dunas de Lençóis Maranhense com meus afiliados, sem telefone, sem televisão, sem nada para atrapalhar. Foi quando eu percebi que era o momento, me veio um estalo, que é inclusive um dos meus capítulos no livro.
Eu tive aquele estalo de retomar o projeto do livro. E aquela cena não sai da minha cabeça, aquela frase: 'você vai conhecer a maldade humana'. Então, daquele momento nas minhas férias, bem no meio das minhas férias, eu decidi fazer o livro. E foi o fim das minhas férias, mas na verdade foi o nascimento de um grande movimento que está se tornando um movimento nacional".
O "Proteja os Seus Filhos" é um convite. Um chamado pra que a gente olhe com mais carinho, escute com mais empatia e aja com mais coragem. Porque proteger uma criança é proteger o futuro — o meu, o seu, o nosso.