Duque de Caxias - Cada vez mais o ensino especializado voltado para alunos com altas habilidades ou superdotados tem se destacado na Rede Municipal de Ensino. Desta vez, a novidade é a implementação de uma sala de Atendimento Educacional Especializado (AEE), exclusiva para o atendimento desses estudantes, na E.M Carlos Drummond de Andrade, em Imbariê.
A nova sala de recursos, adaptada com equipamentos, mobiliários e materiais didáticos especializados, vai atender 16 alunos, no contraturno escolar. Vale ressaltar que as Escolas Municipais Santo Agostinho e Almirante Tamandaré já contam com salas exclusivas para o segmento Altas Habilidades e Superdotação. Além disso, há alunos distribuídos em 48 Unidades Educacionais, totalizando 111 matriculados.
De acordo com uma das responsáveis pelo Programa de Alunos com Altas Habilidades e Superdotação, do Departamento de Acessibilidade e Inclusão Educacional da SME, profa Aline França, a E.M Carlos Drummond de Andrade enviou um relatório para o setor.
“Essa unidade , por exemplo, nos apresentou um documento, o que nos possibilitou fazer uma avaliação para abrir uma turma”, explicou França.
Vale destacar que a inauguração da sala na E.M Carlos Drummond de Andrade contou com a importante iniciativa da professora do Atendimento Educacional Especializado, Ellen Christina Freitas.
“A gente tem um olhar diferenciado. Passamos a reconhecer os talentos que eles têm a partir dos seus interesses. Não existe aluno que não tem interesse pela escola. Ele apenas não está sendo atendido nas demandas que ele precisa”, disse Ellen, que se especializou no assunto e promoveu um movimento na escola, com o apoio da diretora Andréa Boloroni.
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.