População afetada pelas chuvas em Caxias é atendida pelo RJ para TodosDivulgação

Duque de Caxias - “Acordei com o telefonema do meu vizinho me alertando que a casa dele estava enchendo e me perguntando se a minha também. Estava na cama e quando coloquei os pés no chão vi que objetos estavam boiando, como o carregador do meu notebook. Quando abri a porta do quarto e olhei a sala ela estava inundada. Fui lá fora e vi meu carro também com a água acima dos pneus. É desesperador. Hoje, consegui fazer o cadastro e vou aguardar pra recomeçar”, disse o morador da Rua Francisco Plácido de Jesus, no bairro Pilar, Anthony Santiago, de 43 anos.

Histórias de famílias que foram afetadas pelas fortes chuvas e perderam seus bens foram relatadas e acolhidas pelo Governo do Estado e a Prefeitura Municipal de Duque de Caxias, no CIEP Cora Coralina, através do Programa RJ para Todos.
“Diversos serviços estão sendo oferecidos à população, como a presença de profissionais da Fundação Leão Xlll com o objetivo de viabilizar a isenção pras certidões e também habilitando para o casamento, temos a Defensoria Pública que vê a questão da busca documental junto ao cartório”, exemplificou a superintendente da Programa RJ para todos, Gilvânia de Souza.

Souza salientou também a parceria entre o governo estadual e municipal em prol da população que foi atingida pelas enchentes.
“Estamos unidos com um único objetivo de oferecer assistência aos moradores que estão em situação vulnerável a fim de garantir a cidadania. Estamos desenvolvendo um trabalho com seriedade e carinho. Quero ressaltar também que a Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos de Duque de Caxias está atuando desde sábado na região de maneira muito organizada. Viemos para somar”, declarou a superintendente do Programa RJ para todos.
População afetada pelas chuvas em Caxias é atendida pelo RJ para Todos - Divulgação
População afetada pelas chuvas em Caxias é atendida pelo RJ para TodosDivulgação


Corroborando com a fala de Souza, a subsecretária de Assistência Social de Duque de Caxias, Aline Ribeiro, explicou também que solicitou a parceria com o Governo do Estado com o objetivo de providenciar as documentações da população que foram fortemente afetadas pelas chuvas.
“Estamos com a nossa equipe seguindo cadastrando a população que foi vitimizada, com profissionais trabalhando para que recuperem seus documentos o mais rápido possível”, esclareceu Ribeiro.

Também presente no CIEP Cora Coralina, o prefeito de Duque de Caxias, Wilson Reis, contou que esteve reunido com o governador Cláudio Castro dialogando sobre os problemas que a população vem enfrentando.
“O Governo Estadual é sensível às nossas reivindicações e quero ressaltar também o trabalho incansável dos servidores de nossas secretarias que estão envolvidos e atentos às demandas e necessidades do povo”, finalizou o prefeito.
Em observação
Em virtude da previsão de chuvas, de fraca a moderada nos próximos dias, o município de Duque de Caxias retornou para o estágio de observação. Todo o efetivo da Defesa Civil municipal encontra-se de prontidão e equipes de obras e limpeza urbana continuam trabalhando na desobstrução de redes de drenagem e canais nas regiões mais afetadas pelas chuvas dos últimos dias.

Nos bairros, a Superintendência de Limpeza Urbana segue atuando no recolhimento do lixo, que acontece três vezes por semana, e solicita à população para que não jogue lixo na rua e aguarde a passagem do caminhão coletor. Para retirada de entulho e coleta, o órgão mantém à disposição da população os telefones 2674-9090 e 2674-9017. As solicitações podem ser feitas de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.

A Prefeitura também pede à população de regiões consideradas de risco que, ao notarem qualquer anormalidade, procurem um local seguro ou pontos de apoio e liguem imediatamente para os telefones 199 e 08000230199, ou para o Corpo de Bombeiros, no número 193. Pede, também, que fique alerta ao acionamento das sirenes para mobilização de moradores expostos a perigo ou risco. Para receber sinais de alerta, o morador deve enviar mensagem de SMS para o número 40199 e informar seu CEP.

As recomendações da Defesa Civil são:
- Atente-se aos pontos de alagamento;
- Não fique embaixo de árvores;
- Evite sair de casa com chuvas muito fortes.

No município, os moradores afetados estão sendo atendidos na Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos, na Avenida Brigadeiro Lima e Selva, 1.618, no bairro Jardim 25 de Agosto e nas unidades do CRAS - Centro de Referência de Assistência Social.