Por caio.belandi

Rio - O Produto Interno Bruto (PIB) teve aumento de 1% no primeiro trimestre deste ano, em comparação ao quarto trimestre do ano passado, na série com ajuste sazonal. Esta foi a primeira alta na comparação, após dois anos consecutivos de queda. Na comparação com o igual período de 2016, houve queda de 0,4%. Os dados relativos foram divulgados nesta quinta-feira, pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

No resultado acumulado dos quatro últimos trimestres terminados no primeiro trimestre deste ano, o PIB teve queda de 2,3% em relação aos quatro trimestres imediatamente anteriores.

O PIB no primeiro trimestre de março de 2017 totalizou R$ 1,6 trilhão. A taxa de investimento no primeiro trimestre de 2017 foi de 15,6% do PIB, abaixo da observada no mesmo período do ano anterior (16,8%). A taxa de poupança foi de 15,7%, ante 13,9% no mesmo período de 2016.

A agropecuária teve grande responsabilidade pelos números, com expansão de 13,4%. A indústria teve crescimento de 0,9% e os setor de Serviços não apresentou mudanças.

Alta no setor de agropecuária puxou PIB no primeiro trimestre de 2017Foto de Cris Oliveira / Divulgação PMBM

PIB no patamar de 2010

Rebeca Palis, coordenadora de Contas Nacionais do IBGE, revelou que, com a mudança, o PIB foi para o patamar do final de 2010. "Deu uma recuperação em relação ao trimestre anterior. Antes do crescimento o PIB estava no patamar do início de 2010, agora está no patamar do fim de 2010", explicou.

Você pode gostar