Nota de crédito da dívida do Brasil foi rebaixada de BB para -BB - Free Images
Nota de crédito da dívida do Brasil foi rebaixada de BB para -BBFree Images
Por O Dia

Brasília - A agência de classificação de risco Fitch Ratings rebaixou, nesta sexta-feira, a nota de crédito da dívida do Brasil de BB para -BB. A nota deixa o Brasil entre os países que não têm o selo de bom pagador.

Segundo a agência, o rebaixamento deu-se em razão dos grandes déficits fiscais e pelo peso da dívida do governo, segue crescente, além de falta reformas que melhorem o desempenho estrutural das finanças públicas.

A Fitch afirma como fator para o rebaixamento a decisão do governo de adiar a votação da reforma da Previdência. Isso "representa um importante revés na agenda de reformas que mina a confiança de médio e longo prazo na trajetória da dívida pública e o compromisso político para abordar o problema".

De acordo com a Fitch, o cenário político para 2018 continua a ser um desafio e seria necessária uma forte liderança política e governabilidade para avançar nas reformas, aumentar o crescimento e reduzir as preocupações com a sustentabilidade da dívida no médio e longo prazo.

Com informações da Agência Brasil

Você pode gostar
Comentários