Gilmar Mendes considerou que a criação da taxa só poderia ter sido feita por mudança de legislação, e não por um mero ato do CMN.
Gilmar Mendes considerou que a criação da taxa só poderia ter sido feita por mudança de legislação, e não por um mero ato do CMN.Reprodução/Free images
Por O Dia
Rio - Para a negociação de dívidas, a Serasa, em parceria com diversas empresas dos mais diversos segmentos, promove ofertas inéditas com 24h de duração, que podem chegar a até 99% de desconto. A ação - válida até segunda-feira, dia 22 - faz parte da plataforma Serasa Limpa Nome, que já possibilitou mais de quatro milhões de acordos desde o início do ano. 
Para participar das promoções, os consumidores precisam acessar uma das plataformas do Serasa (confira abaixo) para verificar se as ofertas estão “pegando fogo” e fechar o acordo dentro do período da promoção. Além das ofertas relâmpago, há ainda a oportunidade de quitar dívidas com outras companhias que não participam da Queima Total de Ofertas.
Publicidade
A ação é válida para quem for quitar à vista ou parcelar o débito, os acordos são fechados em menos de três minutos e as consultas podem ser feitas de forma gratuita nos seguintes canais: 
- Site: serasalimpanome.com.br
- App Serasa disponível no Google Play e App Store
- WhatsApp (11) 99575-2096
- Ligação gratuita 0800 591 1222
Publicidade
O Serasa sugeriu que as pessoas priorizem os meios digitais, mas para quem preferir negociar presencialmente em uma das unidades dos Correios, siga as orientações do Ministério da Saúde e acesse o site correios.com.br para conferir os horários de funcionamento antes de se dirigir a uma das agências.
Como fazer para negociar on-line?

Para aproveitar a iniciativa, basta acessar a plataforma do Serasa Limpa Nome.

Confira abaixo o passo a passo:
Publicidade
1º passo

Acessar o site www.serasa.com.br/limpa-nome-online ou baixar o aplicativo no celular, digitar o CPF e preencher um breve cadastro. Com isso, é possível usar os serviços com a garantia de que só você tem acesso aos seus dados. O consumidor também pode regularizar débitos financeiros pelo WhatsApp, através do número (11) 98870-7025.
2º passo

Ao entrar na plataforma, todas as informações financeiras do consumidor já aparecerão na tela, incluindo as dívidas que tiver. Se quiser conhecer as condições oferecidas para pagamento, basta clicar em uma delas e serão apresentadas as opções para renegociar cada débito.
Publicidade
3º passo

Depois que você escolher uma das opções de valor, é só escolher se vai ser à vista ou em parcelas e a melhor data de vencimento.
4º passo

A plataforma da Serasa gera um ou mais boletos, dependendo da forma de pagamento escolhida, já com a data de vencimento correta. O boleto poderá ser pago tanto on-line quanto na agência do banco ou casa lotérica.
Publicidade
Inadimplência

No Brasil, segundo a Serasa, existem cerca de 213 milhões de dívidas ativas e 62 milhões de inadimplentes com débitos de, aproximadamente, R$ 3.900. Já entre os municípios, aqueles com maior número de negativados estão São Paulo, Rio de Janeiro, Salvador, Manaus e Fortaleza.