Os interessados podem realizar o pedido pelo site da Serasa; confira o passo a passoReprodução/ Internet

Por O Dia
Rio - Com o objetivo de ajudar a evitar golpes pela internet, a Serasa passou a oferecer gratuitamente um relatório de quem consultou o CPF ou o CNPJ de contribuintes ou empresas, respectivamente, nos últimos 24 meses. No site www.serasa.com.br, os interessados podem realizar o pedido. Confira o passo a passo para fazer a consulta. 

Após a solicitação do titular do documento consultado, o relatório fica pronto em até 24 horas e permanece disponível para consulta por até seis meses, com informações como o nome da empresa que realizou a busca, parte do CNPJ dela e quando a consulta foi feita. "São informações valiosas, que podem ajudar os consumidores a saberem se alguma empresa com a qual não teve relação consultou seu CPF, o que pode ser um indício de fraude", informou a Serasa.

Por que meu CPF/CNPJ foi consultado?

Existem vários motivos pelos quais algumas empresas consultam um CPF/CNPJ, entre eles, quando empresas de concessão de crédito desejam saber a situação financeira do titular do documento; quando produtos serão vendidos de forma parcelada ou com pagamento em cheque; e ao renovar o seguro da casa ou do carro, por exemplo.

Como fazer a consulta? Confira o passo a passo

Passo 1:

Acesse o site da Serasa e faça o login. Se não tiver uma conta, é só criar de forma rápida e gratuita.

Passo 2:

Na aba “Meu CPF”, acesse a opção “Consultas ao seu CPF” ou “Consultas aos seus CNPJs”.
Passo 3:

Clique em “Solicitar meu relatório”.
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Passo 4:

Solicitação confirmada!
Passo 5:

Confira seu relatório no site da Serasa em até 24h.
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O que fazer caso não reconheça uma consulta?

Caso desconheça alguma ação que justifique uma consulta ao seu CPF/CNPJ, isso pode indicar uma situação de risco. Nesse caso, de acordo com a Serasa, o mais indicado é entrar em contato com a empresa que verificou o documento, informar que a consulta foi feita sem o seu consentimento e solicitar detalhes.

Em um levantamento de novembro de 2020, a Serasa percebeu que 39,3 milhões de brasileiros afirmaram espontaneamente já ter sido vítimas de fraude financeira e 36% das pessoas que sofreram com esse problema afirmaram não ter tomado nenhuma ação formal. Entre quem tomou, a principal ação foi entrar em contato com o intermediador.