As compras de natal já estão na mira de 38% dos consumidores que pretendem comprar na Black Friday Luciano Belford/Agência O Dia
Antes de comprar, é recomendável que o consumidor pesquise os preços dos produtos em sites e lojas diferentes. A pesquisa será um parâmetro para saber se os produtos estão com preços realmente promocionais. Além disso, um mesmo produto pode ter preços muito diferentes se comprado em um estabelecimento e não no outro.
"É o momento de comprar aquele produto tão desejado, com um preço mais acessível. O consumidor não pode se afobar, ele precisa sempre prestar atenção no valor que está sendo comprado pelo produto, e ter cuidado redobrado nas compras feitas pela internet", afirmou o presidente do Procon-RJ, Cássio Coelho.
Atenção ao preço
Segurança no comércio eletrônico
Sites com preços muito abaixo do mercado, precisam de atenção. O consumidor deve desconfiar desse tipo de e-commerce. Caso deseje comprar em um site desconhecido, antes de fechar o negócio, consulte a lista de sites não recomendados do Procon-RJ.
A autarquia analisou diversos fatores para criar a lista: se a empresa entrega os produtos e serviços comprados, responde as reclamações do consumidor e as notificações enviadas pela autarquia. Se o estabelecimento possui cadastro ativo na Receita Federal e está apto a emitir nota fiscal, se o site disponibiliza informações de contato e dados da empresa e como se relaciona com os clientes que efetuam reclamações.
A lista é atualizada constantemente e pode ser acessada através do link: https://bit.ly/lista-sites-nao-recomendados. Veja também o que os clientes estão falando nas redes sociais e consulte a reputação do fornecedor nos sites especializados como por exemplo o “Reclame Aqui” ou o “E-bit”.
O Procon-RJ tem também um manual de prevenção à fraude virtual, com orientações para que os consumidores não sejam vítimas de golpes praticados online. O material sobre ser acessado pelo link: https://bit.ly/manual-contra-fraude-virtual.
Prazo de troca
Já nas compras realizadas pela internet ou fora do estabelecimento comercial, existe o direito de arrependimento. Portanto, o consumidor que efetuou a compra de algum produto ou contratou algum serviço fora do estabelecimento comercial, tem até 7 dias a contar da data compra ou do recebimento do produto/serviço, para se arrepender e solicitar o cancelamento da compra.
Entrega
Guarde o comprovante de compra
Caso não haja o comprimento da oferta ou qualquer outro problema relacionado ao produto ou serviço, estes documentos serão necessários para abrir reclamação no Procon-RJ. Todas as orientações para efetuar compras seguras na Black Friday podem ser acessadas na cartilha que está disponível através do link: https://bit.ly/cartilha-blackfriday-2021 .
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.