Evento vai acontecer no Jockey Club BrasileiroDaniel Castelo Branco / Agência O Dia

Rio - O município do Rio vai receber o mais completo evento de Inovação e Tecnologia já realizado na América Latina. O Rio Innovation Week acontecerá entre os dias 13 e 16 de janeiro de 2022, no Jockey Club Brasileiro, com mais de 500 palestrantes, além da presença de 1 mil startups e 190 expositores. Devem comparecer ao evento o prefeito, Eduardo Paes, e também o governador do Estado, Cláudio Castro.
"A Rio Innovation Week representa uma iniciativa inestimável, estamos totalmente engajados para fazer do Rio de Janeiro um futuro polo de tecnologia e inovação da América Latina. E assim estimular mais negócios, emprego e renda em território fluminense", disse Fábio Queiróz, um dos idealizadores e presidente do Conselho Organizador do evento.

O evento já tem como nomes confirmados o fundador do grupo Virgin, Richard Branson, autor de diversos livros que tem negócios da música à aviação e fez voo espacial, e o cofundador da Apple, Steve Wozniak. Também participarão da feira o prefeito de Miami, Francis Suarez, que debaterá com Eduardo Paes os desafios de transformar uma cidade em polo de inovação, incentivando a geração de novos negócios e a instalação de empresas focadas em novos modelos de atuação - em painel mediado por Fábio Queiróz, um dos idealizadores. Já Richard Branson conversará com o Ministro de Ciência, Tecnologia e Inovações do Brasil, Marcos Pontes.

O evento contará com a participação do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI) e da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado do Rio de Janeiro (Secti-RJ). A pasta é responsável pela Vila da Ciência e vai apresentar projetos de inovação de suas 27 entidades vinculadas. Já a secretaria apresenta o Salão de Inovação com os principais projetos da UERJ, FAPERJ, CECIERJ, UEZO e UENF.

A agenda de palestras contará, ainda, com profissionais como Camila Farani, investidora anjo do Shark Tank Brasil; Rony Meisler, sócio CEO da Reserva; Bruno Stefani, Global Innovation Director da Ambev; João Kepler, CEO da Bossanova Investimentos; Andrés de Léon, CEO da HyperloopTT; e Natalia Bayona, Diretora de Inovação da UNWTO – Organização Mundial de Turismo.

Interessados podem adquirir ingressos pelo site https://www.sympla.com.br/rio-innovation-week__1259610.
Sesc e Senac
O Senac RJ e o Sesc RJ também participam da Rio Innovation Week O Senac participará do evento em um estande de 30m² na plataforma Conecta, área que irá abordar o futuro do varejo. A partir da provocação “Quem é você na corrida pela inovação?”, o Senac RJ apresenta diferentes perfis de profissionais inovadores com que os frequentadores do evento podem se identificar, em diversas áreas como Tecnologia, Saúde, Turismo e Mercado Pet. Uma experiência de realidade aumentada e um vídeo também irão mostrar a atuação do Senac RJ no Ecossistema de Inovação. O estande do também irá abrigar meetups, encontros sobre diversos temas que reúne pessoas com o objetivo de se conhecerem, trocarem cartões e debaterem temas, fomentando a inovação.
Na programação do evento, o Senac RJ também participa com palestras abordando temas como a inovação na Educação, com participação no painel O Aprender para o Futuro, no sábado, às 16h30. Já Cozinha de Inovação é o tema da palestra de Gisela Abrantes, coordenadora do Grupo de Pesquisa e Inovação em Gastronomia e autora dos livros Cozinha de Inovação e Cozinha Modernista pela Editora Senac Rio. Também serão abordados temas como novas tecnologias na área de Saúde, openhealth e experiência do paciente, Turismo e sustentabilidade e cidades inteligentes.
Já o Sesc RJ terá um espaço de Arte, ciência e tecnologia de 36 m² na Arena Hub, dedicado à reflexão sobre construções coletivas que revelam o potencial criativo e inovador do povo brasileiro, intermediado pelas linguagens artísticas e teconologias. O artista Fred Paulino foi convidado para a apresentar o conceito de Gambiologia. Trata-se de uma plataforma independente de criação e reflexão sobre arte e tecnologia que propõe iniciativas que exploram peculiaridades da cultura brasileira no contexto eletrônico, especialmente relacionadas à tradição da “gambiarra”.
No Rio Innovation Week, será apresentada a instalação interativa “Máquina de Antônimos 2.0”, dispositivo que desconstrói e corrompe mensagens, inviabilizando conversas ou levando-as ao absurdo. Ao falar com a máquina, ela repete a frase de maneira criptografada, trocando algumas palavras por seus antônimos. A frase corrompida é propagada por uma parede de televisores e rádios. Outra instalação visual, a “Random Gambièrre Machine”, é um painel contendo uma colagem de objetos modificados em sua forma e função, em uma proposta de “hackeamento”, utilizando técnicas de eletrônica analógica, programação e gambiarras.
Os materiais coletados na rua, em brechós, ferros velhos e feiras de antiguidades, quando recombinados e “tunados”, são lúdicos e de forte apelo visual, sugerindo múltiplos significados. Educadores do projeto também irão promover oficina lúdica de arte eletrônica.


O Senac RJ e o Sesc RJ oferecerão convites a seus alunos (com vagas limitadas). Além disso o código promocional SENACRJ50 dará desconto de 50% no valor do ingresso para alunos, ex-alunos e público seguidor das redes do Senac RJ. Na entrada, será obrigatória a apresentação da caderneta de vacinação atualizada e o uso de máscaras por todos os participantes em todo o período do evento.
Sebrae
O Sebrae estará presente durante os quatro dias de programação, levando conteúdos de interesse dos pequenos negócios e oferecendo atendimento presencial para os empreendedores que buscam orientação sobre soluções inovadoras que podem ser aplicadas na gestão de suas empresas. Além disso, a instituição também está proporcionando a oportunidade para 500 startups apresentarem seus planos de negócio a potenciais investidores.
Mox Digital
Dentre as principais atrações convidadas para a feira, também estará o projeto .Futuro, desenvolvido pela MOX Digital, marca especializada na curadoria e criação de eventos sobre tecnologia. Na pauta, estará o futuro do trabalho e a forma como a tecnologia poderá determinar mudanças na forma como as pessoas vendem produtos e serviços. As inscrições já estão abertas e podem ser feitas no site da Sympla. A participação da MOX Digital no encontro será realizada durante um dia inteiro, (14/01), com três blocos temáticos.
O novo normal do mundo do trabalho: panorama sobre a democratização de outras maneiras de se trabalhar, que foram impulsionadas pelas mudanças impostas pela pandemia da covid-19, como o home office, novos modelos de escritórios e a automação de serviços; competências do futuro: debate sobre as novas skills buscadas pelos RHs das empresas, como o intraempreendedorismo; e as novas profissões: análise de novas profissões vinculadas a internet, como influenciadores digitais, hackers do bem e outras;

“Iremos trazer convidados de destaque de empresas nacionais e internacionais para enriquecer ainda mais nosso debate. Será um prazer fazer a curadoria dessa conversa e promover a troca de informações sobre temas fundamentais que irão ditar as tendências do trabalho durante os próximos anos”, comentou Xavier Leclerc, fundador da MOX Digital e diretor do Conselho de Administração da CCFB (Câmara de Comércio França Brasil).

Dentre os palestrantes confirmados para a conferência do .Futuro no evento, é possível destacar: Aline Fróes, cofundadora da Vai na Web, movimento de alta tecnologia e impacto focado na indústria 4.0; Andréa Krug, consultora especialista em desenvolvimento e cultura organizacional; Cassiana Buosi, futurista especializada em novos modelos de trabalho e renda; Gabriel Pinto, PhD em informática e fundador da DeLorean, startup focada no desenvolvimento de softwares para avaliação de talentos de carreira; e Felipe Indrusiak, que trabalha na Unisys exercendo o papel de hacker do bem.