RioprevidênciaReprodução

Rio - O Fundo Único de Previdência Social do Estado do Rio de Janeiro (Rioprevidência) publicou na semana passada a lista nominal dos 5.983 aposentados e pensionistas do Estado do Rio, nascidos em janeiro, que não realizaram a prova de vida. A autarquia estadual criou novo prazo para realização do procedimento. Até o final deste mês, os beneficiários devem comparecer em uma agência do Bradesco para efetuar a comprovação. 
Caso os aposentados e pensionistas deixem de comparecer para realizar a prova de vida, o Rioprevidência informa que eles poderão ter o benefício suspenso na folha de competência de março. 
Até o dia 25, os segurados devem ir a qualquer agência do Bradesco no país munidos da documentação pertinente (Identidade, CPF e comprovante de residência).
O Rioprevidência ressalta que a comprovação anual de vida é obrigatória para inativos e pensionistas do estado, cuja folha de pagamento é gerida pela Secretaria de Estado da Casa Civil. Confira a lista completa do Diário Oficial aqui
Calendário de fevereiro
Neste mês, as pessoas nascidas em fevereiro dem fazer a comprovação de vida anual. Neste ano, os beneficiários que possuem cadastro biométrico no Bradesco poderão realizar a prova de vida no caixa eletrônico do banco.
Porém, quem ainda não possui biometria cadastrada precisará fazer a comprovação de vida de forma presencial, diretamente no caixa do Bradesco, assim como o beneficiário que possua portabilidade em outro banco.
Quem estiver impossibilitado de comparecer, poderá realizar o procedimento por meio de um representante legal.
Nesse caso, ele deverá levar os mesmos documentos do segurado já citados e a procuração específica, com firma reconhecida por autenticidade, outorgada há menos de três meses.
Para acamados ou impossibilitados de locomoção, que não possuem um representante legal, procurador ou pessoa responsável, poderão delegar a terceiro a apresentação de todas a documentação exigida, desde que acrescidas dos seguintes documentos:
1. Original do laudo médico legível e emitido há, no máximo, 01 (um) mês, atestando que o segurado está vivo, incapaz de se locomover e de nomear um procurador, devendo conter o Código Internacional de Doenças (CID) e identificação do médico responsável.

2. Termo de Responsabilidade, devendo ter firma reconhecida por autenticidade, a ser preenchido e assinado pelo portador da documentação, o qual poderá ser responsabilizado civil e criminalmente pela inexatidão ou fraude das informações prestadas e documentos entregues. O link do Termo de Responsabilidade é o seguinte: https://www.rioprevidencia.rj.gov.br/cs/groups/public/documents/document/cnbf/mdq0/~edisp/rp_044687.pdf.
A prova de vida estava suspensa desde março de 2020, devido a pandemia provocada pelo coronavírus. Para evitar golpes contra os segurados, o Rioprevidência informa que não solicita comparecimento por meio de aplicativos, e-mails, chamadas de vídeo, mensagens de texto ou ligações telefônicas. Outras informações no site: www.rioprevidencia.rj.gov.br ou no SAC do Rioprevidência: 0800-285-8191/ (21) 3850.3350.
Confira calendário de prova de vida
Mês de Aniversário                     Período de Realização da Prova de Vida
Fevereiro                                              Dia 11 ao dia 25
Março                                                   Dia 11 ao dia 25

Abril                                                     Dia 11 ao dia 25

Maio                                                     Dia 11 ao dia 25

Junho                                                   Dia 13 ao dia 24

Julho                                                    Dia 11 ao dia 25

Agosto                                                  Dia 11 ao dia 25

Setembro                                              Dia 11 ao dia 25

Outubro                                                Dia 11 ao dia 25

Novembro                                             Dia 11 ao dia 25

Dezembro                                             Dia 12 ao dia 23