Neste ano, o INSS anuncia a possibilidade de conseguir o extrato de IR também pelo chat humanizado da HelôMarcello Casal Jr / Agência Brasil

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) liberou, nesta sexta-feira, 18, o extrato do Imposto de Renda com o informe de rendimentos dos segurados. O documento contém as informações para ajudar na declaração de valores que foram recebidos pelos beneficiários no último ano.
Além de informar sobre o recolhimento feito pelos segurados durante todo os meses do ano passado, o informa ainda comprova o recebimento de benefícios durante o ano base. As pessoas que receberam rendimentos tributáveis de mais de R$ 28.559,70 no ano de 2021 devem prestar contas à Receita Federal.
O documento já está disponível e pode ser acessado pelo Meu INSS, site ou aplicativo. As pessoas não precisam comparecer a uma agência do INSS para conseguir seu extrato, uma vez que o documento pode ser baixado diretamente pela internet.
Para isso, os segurados precisam acessar o site ou aplicativo do Meu INSS e fazer o login com os dados do Gov.br. Na barra “Do que você precisa?”, basta digitar “Extrato para Imposto de Renda” e emitir o documento. Outra opção é conseguir o documento junto ao banco onde recebe o benefício.
A novidade para 2022 é a possibilidade de conseguir o extrato de IR também pelo chat humanizado da Helô. Para ter acesso ao documento, a pessoa deverá confirmar seus dados pessoais com o atendente do chat. Este novo serviço deve estar disponível a partir da terça-feira que vem, dia 22.