Medida aprovada na Alerj será encaminhada para o governador Cláudio Castro, que tem até 15 dias úteis para sancioná-la ou vetá-laRafael Wallace/Alerj
Alerj autoriza fim do estágio probatório para servidores antigos aprovados em novos concursos públicos
Segundo o relator da proposta, o deputado Luiz Paulo (Cidadania), quem já passou por esse período de testes, e foi aprovado, já teve sua aptidão para o cargo comprovada
Rio - Foi aprovada, nesta quarta-feira, 23, na Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj), a autorização da dispensa do estágio probatório para servidores antigos aprovados em concursos para novos cargos públicos. A medida será encaminhada para o governador Cláudio Castro que tem até 15 dias úteis para sancioná-la ou vetá-la.
A autorização está prevista no Projeto de Lei 4.810/21, de autoria do deputado Luiz Paulo (Cidadania), e segundo o parlamentar o candidato que já passou pelos testes uma vez já se encontra apto a assumir o novo cargo.
“O estágio probatório é um importante instrumento da administração pública que tem por objetivo aferir se o cidadão, aprovado em concurso público, possui a aptidão necessária para realizar com a devida qualidade a prestação do serviço à que se propôs. Ressalte-se, entretanto, que existem casos em que o aprovado no concurso é alguém que já passou por esse período de testes no mesmo órgão em que assume um novo cargo, já tendo comprovado, portanto, sua capacidade para o exercício do serviço público”, afirmou Luiz Paulo.
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.