Confira o calendário da Prefeitura do RioDivulgação / Fabio Motta

A partir desta segunda-feira, servidores inativos, segurados do Previ-Rio e pensionistas do Fundo Especial de previdência do Rio (Funprevi) com final de matrícula 3 já podem realizar o seu Recadastramento Anual Obrigatório 2022. O prazo vai até o final do mês de março.
O método de 2022 para a prova de vida é o mesmo dos anos anteriores, com a ordem de chamada pelo final de matrícula. Depois da matrícula dos segurados ou pensionistas do final 3, será a vez da matrícula com final 4, em abril e assim por diante: final 5, maio; final 6, junho; final 7, julho. final 8, agosto; final 9, setembro até o final 0, em outubro. No caso em que a pessoa tiver duas matrículas, o recadastramento deverá ocorrer no mês do final de matrícula mais próximo do início do ano.
A prova de vida pode ser realizada em qualquer agência do Banco Santander do país, presencialmente. O segurado ou pensionista deve apresentar o documento de identidade, válido em todo o território nacional, e a inscrição no Cadastro de Pessoas Físicas (CPF).
Caso não seja possível ir até uma agência, por algum motivo, é preciso consultar a portaria, na página do Instituto, http://www.rio.rj.gov.br/web/previrio, ou entrar em contato com o Disque Servidor, no telefone: (21) 2599-4746, para que seja orientado sobre o procedimento a ser adotado.
A prova de vida periódica tem como objetivo o aperfeiçoamento constante do cadastro geral de dados do Previ-Rio, para garantir ao Instituto as atualizações necessárias, que garantam o pagamento regular dos ex-servidores da Cidade e a seus dependentes, evitando fraudes e depósitos indevidos. 
Todas as regras e o calendário do Recadastramento Previdenciário Obrigatório 2022 foram publicadas em portaria do Instituto, na edição do D.O Rio, de 15 de dezembro.
 
Final da matrícula Mês do procedimento

1 JANEIRO
2 FEVEREIRO
3 MARÇO
4 ABRIL
5 MAIO
6 JUNHO
7 JULHO
8 AGOSTO
9 SETEMBRO
0 OUTUBRO
 
Entende-se como Final de Matrícula o último algarismo antes do dígito verificador. Na matrícula 000.367-9, por exemplo, o final é 7, sendo julho o mês do comparecimento