Mensagens com golpes bancários geralmente são disseminadas por meio de aplicativos de mensagens, SMS, redes sociais ou e-mailTânia Rêgo/Agência Brasil

O Ministério da Cidadania, através da Secretaria Nacional de Assistência Social (SNAS), recebeu denúncias de tentativas de golpe contra organizações da sociedade civil que atuam no Sistema Único de Assistência Social (SUAS).
Por telefone, uma pessoa se identifica como colaboradora do quadro de servidores da SNAS e informa ao representante da OSC sobre uma suposta pendência financeira. Durante o contato, o golpista ameaça a entidade, afirmando que vai indeferir o processo ou cancelar a certificação caso o pagamento não seja realizado.

O Ministério da Cidadania, por meio de nota, esclareceu que não realiza qualquer tipo de cobrança, não emite boletos e não exige pagamentos. Além disso, a Secretaria Nacional de Assistência Social não autoriza terceiros a realizarem qualquer transação financeira em seu nome ou no do Ministério.

Diante disso, a SNAS pede às entidades que desconsiderem qualquer tipo de ligação dessa natureza e que denunciem, caso recebam este tipo de contato, na Ouvidoria do Ministério da Cidadania, pelo telefone 121 ou pelo e-mail: redeprivadasuas@cidadania.gov.br.