Linhas de transmissão de energia elétricaMarcello Casal Jr/Agência Brasil

A bandeira tarifária referente ao consumo do mês de maio de 2022 será verde para todos os consumidores conectados ao Sistema Interligado Nacional, malha de transmissão de energia que cobre quase todo o território brasileiro. Com a bandeira verde, que indica condições favoráveis de geração de energia, não há complemento de cobrança na tarifa.

O anúncio foi feito pela Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) nesta sexta-feira, 29. A medida valerá para todos os consumidores conectados ao Sistema Interligado Nacional desde o fim da Bandeira Escassez Hídrica, instituída pela Câmara de Regras Excepcionais para Gestão Hidroenergética (CREG), vigente de 1º de setembro de 2021 a 15 de abril passado.
Durante esse período, a ANEEL continuou responsável por estabelecer a bandeira tarifária para os beneficiários da Tarifa Social de Energia Elétrica, não incluídos entre os pagantes da Bandeira Escassez Hídrica. Para esse grupo, a bandeira tarifária está verde desde dezembro de 2021.

A ideia do sistema de bandeiras tarifárias, criado pela ANEEL em 2015, é dar transparência ao custo real da energia e permite ao consumidor se programar e ter um consumo mais consciente