Mourão busca abertura para produtos ligados à soja e petróleoMarcelo Camargo/Agência Brasil

Brasil e China realizaram virtualmente, nesta segunda-feira (23), a 6ª sessão plenária da Comissão Sino-brasileira de Alto Nível de Concertação e Cooperação (Cosban). Instituída em 2004 e comandada pelos vice-presidentes, a Cosban é o principal mecanismo de coordenação da relação bilateral entre os dois países.
O vice-presidente da República Hamilton Mourão concedeu uma entrevista coletiva após a reunião. Ao ser questionado sobre as consequência das declarações de autoridades brasileiras sobre a China ao longo da pandemia, Mourão afirmou que a relação entre os países sempre foi mantida em “alto nível.”
De acordo com o vice-presidente, o Brasil quer agregar valor a produtos exportados para a China, em especial, àqueles ligados a soja, minério de ferro e petróleo. As diretrizes que estão sendo elaboradas devem favorecer a abertura das relações e investimentos em setores como agricultura, saúde e comunicações, além de infraestrutura, comércio, educação e sustentabilidade. 
Mourão disse, também, que o Brasil tentará se beneficiar de alguns fundos verdes criados pelos chineses. "Ano passado, eles criaram um fundo de apoio a ações de combate ao desmatamento visando a promoção do desenvolvimento sustentável da Amazônia. Estamos discutindo formas de termos acesso a esse fundo."