Dia dos Namorados movimenta o setor de turismo e hotéis da Região Serrana são os mais procurados
Petrópolis, Nova Friburgo, Teresópolis e regiões adjacentes recebem os casais que buscam serviços voltados à temática da data, com pacotes que incluem jantares harmonizados, brindes e experiências românticas
Casal já está junto há cinco anos e viajam com frequência nas férias, mas este ano, será a primeira vez que irão comemorar o Dia dos Namorados em outra cidade - Reprodução
Casal já está junto há cinco anos e viajam com frequência nas férias, mas este ano, será a primeira vez que irão comemorar o Dia dos Namorados em outra cidadeReprodução
Com a chegada do Dia dos Namorados o setor de turismo volta a se movimentar com a procura por viagens e hotéis. Um levantamento do Grupo HEL (Hotéis, Eventos e Lazer) apontou uma expectativa de ocupação na ordem de 70% para o setor. Em locais mais luxuosos, há uma média que pode ultrapassar 80%. As regiões mais frias são as mais disputadas, e para comemorar, Isabela Ferreira e Lucas Ribeiro, ambos de 22 anos e juntos há cinco, decidiram viajar para curtir as temperaturas mais baixas da cidade de Petrópolis, na Região Serrana do estado.
O casal, que mora em Jacarepaguá, na Zona Oeste do Rio, tem o costume de viajar nas férias e escolheu Petrópolis por conta da facilidade em chegar no município já que, este ano, a data caiu em um domingo. "Nós tivemos a ideia de ir em algum lugar que desse para chegar no sábado e voltar no dia seguinte então, escolhemos Petrópolis porque é um local próximo, uma cidade aconchegante, um friozinho. Bem romântico", disse Isabella.
fotogaleria
Fabrício Granito, CEO do Grupo HEL, diz que houve um aumento nas reservas deste ano, principalmente na Região Serrana, e dá o exemplo do destino escolhido pelo casal. "Petrópolis por exemplo, incluiu distritos como Itaipava onde se concentra várias opções gastronômicas e pousadas aconchegantes", explica.
Segundo ele, além de Petrópolis, as cidades de Teresópolis, Nova Friburgo e regiões adjacentes, recebem os casais que buscam serviços voltados à temática da data, com pacotes que incluem jantares harmonizados, brindes e experiências românticas. Ele conta ainda que muitos estabelecimentos já lançaram campanhas de promoções com pacotes mínimos de noites, incluindo jantar com cardápios especiais exclusivamente para a data, além de outras programações como shows, concertos e atividades personalizadas.
"Isso deve atrair turistas de outros estados e os próprios turistas locais, que aproveitam o final de semana para ter uma experiência fora de suas casas. Isso demonstra que o turismo está se reaquecendo, e após esse período de pandemia, essas datas procuram movimentar bastante o setor, gerando um aumento de receitas, o que é muito importante para a categoria que foi muito impactada pelo covid-19", detalha ele.
Isabella diz que a reserva do hotel deu trabalho e que espera que a cidade esteja bastante movimentada, principalmente por conta do alto índice de vacinação contra a covid-19 que permite a volta das viagens e passeios.
"Foi bem concorrido para conseguir uma vaga em hotéis porque a cidade pelo visto vai estar bem cheia. Então a gente está com bastante expectativa, já escolhemos restaurantes, passeios que a gente quer fazer e conhecer a cidade juntos", disse ela.
Promoções
Na capital, o hotel LSH By OWN Lifestyle Hotel, na Barra da Tijuca, na Zona Oeste, elaborou uma programação especial para as comemorações. São dois pacotes - de 11 a 12/06 e de 12 a 13/06 – que incluem decoração romântica, doces e espumante. O outro dá direito, também, a um jantar exclusivo no local.
Nos dias 11 e 12 de junho o hotel oferecerá um jantar no rooftop, para hóspedes e não hóspedes, das 20h à meia-noite, com direito a uma garrafa de vinho tinto (R$ 480 + 15%, por casal).
O SPA do hotel oferecerá um tratamento especial para os casais entre os dias 10 e 12 de junho. A sessão começa com um escalda-pés preparado com pétalas de rosa e blend de óleos essenciais de lavanda, laranja doce e patchouli. Na sequência, prepare-se para um momento único de sensações com a Candle Massage, realizada com óleo aquecido por uma vela. O valor é R$ 520 para o casal. O telefone para agendamento é o (21) 96427-0782 (apenas WhatsApp).
Na serra fluminense, os namorados poderão celebrar a data com gastronomia suíça. Localizado em Teresópolis, o hotel Le Canton oferecerá um jantar especial, disponível para hóspedes e não-hóspedes. Com influências da culinária suíça com ingredientes como queijos, batatas e muito chocolate. O jantar temático será no restaurante "Cave du Valais" e incluirá prato principal e sobremesa, disponível em dois horários: o primeiro às 19h30m e o segundo às 21h45m.
O jantar custa R$ 220 + taxas por casal. O valor do pernoite com café da manhã é de R$ 336 + taxas por casal (jantar incluso e com entrada a partir das 21h). Com pernoite e jantar, o custo é de R$ 560 + taxas por casal, com direito a café da manhã. Reservas pelo link: https://www.sympla.com.br/evento/jantar-romantico-cave-du-valais/1593758
Em Paraty, na Costa Verde, o Circuito Sesc de Jazz & Blues, entre os dias 10 e 12 de junho irá animar as noites dos casais. Serão 16 shows distribuídos em quatro palcos pela cidade, com programação e horários definidos (às 11h, às 14h e às 20h30m), oferecendo a trilha sonora ideal para o período romântico. Para quem quiser se hospedar por lá, a pousada Porto Imperial, localizada no Centro Histórico, é uma ótima opção. O pacote para o fim de semana custa a partir de R$ 1.580 (standard). Há cortesia para uma criança de até 6 (seis) anos no mesmo apartamento dos pais nas categorias Superior e Suíte Familiar. As diárias incluem café da manhã, estacionamento, cofre eletrônico e wi-fi.
Intenção de compras
Um estudo da Fecomercio, feito com 446 consumidores do estado do Rio de Janeiro, mostra que a maioria dos casais pretende presentear alguém no Dia dos Namorados, o que equivale a 55,6% dos entrevistados, contra 44,4% que não têm intenção de comprar algo. Em 2021, o número de pessoas que pretendia presentear ficou em 60%, ou seja, houve uma queda na intenção de compras.
Ainda de acordo com o levantamento, roupas são as preferidas da maioria, com 41,5%, seguidas de perfumes e cosméticos, com 28,6%, e calçados, bolsas ou assessórios, com 28,2%. Segundo a pesquisa, o gasto médio com os presentes deve ficar em torno dos R$ 187. No ano passado, o gasto médio ficou em R$ 192 e a movimentação financeira foi de R$ 772 milhões contra R$ 807 milhões deste ano.
"O volume financeiro aumentou em relação ao ano passado mesmo com queda no percentual de intenção de compra e valor médio na compra. A projeção do total de recursos a ser injetado na economia apresentou a melhora observada pelo avanço do número de pessoas ocupadas", explica o diretor executivo do IFec RJ, João Gomes.
Os dados apontam ainda que 52,4% dos consumidores entrevistados disseram que pretendem comprar os presentes em lojas físicas, enquanto 24,2% em lojas virtuais. 23,4% afirmaram que pretendem comprar em ambos.
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.