Guedes comemora os números da geração de empregos no paísIsac Nobrega
Pela primeira vez, Brasil deve fechar ano com 100 milhões de empregados
Informação foi antecipada pelo ministro da Economia, Paulo Guedes
O ministro da Economia, Paulo Guedes, fala nesta quinta-feira, 15, em entrevista ao programa A Voz do Brasil, sobre a recuperação econômica pós-pandemia, a geração de empregos no mercado formal e informal e o posicionamento do Brasil no cenário econômico mundial. Sobre o desemprego, Guedes antecipou que o Brasil deve fechar 2022 com a taxa de desocupação mais baixa dos últimos 15 anos — por volta de 8%. O ministro disse ainda que outra marca histórica foi atingida em 2022: pela primeira vez, o Brasil conta com 100 milhões de pessoas que estão empregadas. “Todos os setores, em todas as regiões, criaram empregos”, complementou.
Guedes prevê que o crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) do país deve chegar a 3% — bem acima das expectativas do primeiro semestre. "Voltamos em ‘V’. O Brasil bateu no fundo e voltou rápido. Esse ano, que diziam que seria de recessão, já estão revendo para cima o tempo inteiro. Diziam que o Brasil iria crescer 1%, agora já está em 2,7%. Eu acho que vamos chegar a 3%", afirmou.
Ainda de acordo com o ministro, o Programa Nacional de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Pronampe), criado em 2020 para ajudar micro, pequenos e médios empresários e empreendedores brasileiros a manterem e investirem em suas empresas, deve se tornar uma política permanente.
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.