Confira como economizar energia elétrica e pagar mais barato nas contas de luz de 2023Reprodução
As bandeiras são uma cobrança adicional nas contas de luz quando o custo de produção de energia fica mais alto. A tarifa de "Escassez Hídrica" não existia e se posicionou acima da bandeira vermelha, de patamar 2. A nova taxa foi responsável por acrescer a conta de luz em um valor de R$ 14,20 /100 kWh, estimativa de um aumento de 6,78% na tarifa de luz para os consumidores.
Este ano, mesmo após o governo federal definir bandeira verde na conta de luz a partir do mês de abril, boa parte da população ainda enfrenta problemas para poder manter os pagamentos em dia. As contas ficaram mais caras e os consumidores enfrentaram grandes dificuldades para gerir os gastos. O aumento foi notado pela advogada Natália Soares de Oliveira, de 33 anos. Segundo ela, a sensação é de que, em algum momento, não ficará difícil pagar as contas.
“Todos os anos quando chegamos ao período de estiagem, as contas ficam mais caras. No verão, quando o consumo tende a aumentar, aparece logo a bandeira vermelha, indicando que a tarifa cobrada está com valor ainda maior. No início de 2022, as contas chegaram a valores insustentáveis. A sensação é que vai chegar um ano em que não conseguiremos mais pagar”, relata Natalia.
A advogada conta ainda que, durante alguns meses, o problema persistiu mesmo após o fim da cobrança da bandeira de escassez hídrica na conta de energia elétrica. As expectativas da advogada para o próximo ano são pouco animadoras.
“Houve meses em que deixamos de pagar outras contas porque, com os aumentos constantes da conta de energia, o orçamento não fechava. Minhas expectativas são de zero melhora. As contas de energia vêm aumentando cada vez mais há anos e eu desconheço qualquer projeto que vise à diminuição das tarifas.”, afirma Natália.
Com a chegada do verão — e o consequente aumento no consumo de energia — algumas medidas podem ser adotadas para evitar um aumento na conta de luz. A professora Rosane Leandro Mariano, de 48 anos, relata a dificuldade de acompanhar os altos valores. Ela diz que adotou novos hábitos para conseguir reduzir a despesa.
“Minha conta de luz aumentou muito e ela acaba mexendo no orçamento, porque o salário não acompanha esses aumentos. É necessário remanejar as outras despesas e gastos, para não deixar de pagar nada. Tanto que precisei rever alguns hábitos. Passamos a ficar atentos com a luz em ambientes onde não tem ninguém, os banhos mais breves, o uso do ar-condicionado, procurando dormir todos no mesmo ambiente, sempre que possível, e ainda torcer para que nos períodos de chuva encham os reservatórios sem destruir a cidade”, conta Rosane.
A professora Cátia Regina Vieira Bezerra, de 48 anos, também reclama do impacto causado pelo aumento das contas de luz. Ela foi mais uma pessoa a mudar hábitos para gastar menos eletricidade.
“Geralmente impacta o orçamento da casa, deixando de pagar uma conta ou diminuindo as despesas em outro setor. Como citado antes, nos resta cortar gastos em outros setores, geralmente no entretenimento, idas ao cinema, restaurantes, sair com amigos”, relata Cátia.
O DIA conversou com a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) e com as concessionárias de energia que atuam no Estado (Light e Enel) e reuniu dicas algumas dicas para economizar nas contas de luz.
“A primeira dica é aproveitar, durante o dia, o ar fresco e a luz do sol. Sempre que pensar em ligar as luzes, no período da manhã ou da tarde, lembre-se de deixar as janelas e cortinas abertas. Em caso de reforma, nossa segunda dica é tentar escolher cores claras para compor o interior da casa, visto que ambientes escuros precisam de iluminação extra”, aconselha a Agência.
Já a Enel disponibiliza um simulador de consumo desenvolvido para conhecer melhor a energia elétrica explorada por cada aparelho da casa. Com ele, é possível selecionar cômodos e equipamentos, informar a potência e o tempo de uso dos aparelhos. Ao fim, aplicativo estima o consumo total e o cliente ainda recebe dicas dos equipamentos mais eficientes do mercado, de acordo com o perfil de uso.
Manutenção de Aparelhos
- Geladeiras, freezers, adegas e cervejeiras
Fique atento à duração do banho. O tempo recomendado é de no máximo dez minutos. Evite os horários de pico, das 18h às 21h. Ao se ensaboar ou passar produtos no cabelo, desligue o chuveiro. Nos dias de altas temperaturas, tome banhos rápidos e, se possível, com a chave de temperatura na posição "verão", o que pode reduzir o consumo em até 30%. Compre sempre chuveiros de menor potência (2 a 6 kW), que são eficientes e consomem menos. Limpe com frequência os orifícios de saída de água. Se houver obstrução, o volume será menor e o chuveiro terá que ficar mais tempo ligado. Em caso de queima de resistências, evite acidentes. Use peças originais e não faça emendas ou nem adaptações.
- Ar-condicionado
Antes de ligar o aparelho, pense se e realmente necessário — ele é um dos dispositivos que mais consome energia. Se puder, opte pelo ventilador. Ao usar o ar-condicionado, deixe as portas e janelas sempre fechadas. Assim o ambiente gela mais rápido e evita a saída e maior gasto do ar.
Faça o cálculo das dimensões do ambiente para escolher um aparelho sob medida para o local, sem exageros. Evite a entrada de sol no ambiente refrigerado e instale o equipamento em lugar com boa circulação de ar.
Quanto à temperatura, o ideal e manter o aparelho em 23°C. Temperaturas mais baixas podem não ser alcançadas e fazer o aparelho trabalhar o tempo todo em potência máxima. Manter o filtro limpo e o termostato regulado também faz toda a diferença. Ao sair de casa, lembre-se sempre de desligar os equipamentos.
- Máquina de lavar e ferro de passar
Acumule o máximo de peças de roupa e passe ou lave de uma só vez, mas cuidado para não ultrapassar a capacidade da máquina. No dia escolhido para passar, comece pelas mais pesadas. Quando for a vez das mais delicadas, desligue o ferro e lembre de utilizar a temperatura indicada para cada tipo de tecido. Se precisar fazer uma pausa, lembre-se de desligar o aparelho. Coloque a dosagem correta de sabão na máquina de lavar, para evitar enxágues extras. Lembre-se de limpar o filtro periodicamente.
- Televisão, celulares e computadores
A primeira dica é realizar manutenção periódica na bomba d'água, seguindo a indicação do fabricante. Evite ligar o equipamento várias vezes. Em caso de vazamentos, chame um especialistas e os elimine o mais rápido possível. Regule o tempo das válvulas de descargas e verifique o funcionamento da bóia.
As instalações elétricas feitas da maneira correta podem ajudar a economizar energia. Elimine emendas mal feitas, fios e cabos desencapados ou com isolamento comprometido. Evite o uso de benjamins, eles são responsáveis pela sobrecarga nas tomadas e podem causar acidentes. Ao adquirir equipamentos elétricos, confira a voltagem para saber se a fiação suporta a nova carga.
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.