Pesquisas por filmes cresce no mês de julhoDivulgação
A análise demonstra o impacto dos títulos que estrearam em 20 de julho nos cinemas, indicando o comportamento de interesse dos usuários do Google. No comparativo entre os dias 14 e 20, o termo 'Barbie filme' teve um crescimento de 54% no volume de buscas: de 74.274 para 114.646 pesquisas.
Já o termo 'Oppenheimer filme' teve o aumento mais expressivo, de 108%. Todavia, o volume de buscas no dia da estreia é menor em relação ao título da boneca da Mattel: 5.308 pesquisas. O levantamento da Tunad aponta que, durante a estreia dos dois títulos, as buscas pelo lançamento da Barbie foram 21 vezes maiores do que as pesquisas pelo título do cientista.
Buscas por cinemas também cresce
Julho foi um mês especial para as bilheterias. Além das estreias de Barbie e Oppenheimer, o período também foi marcado pela exibição de novos filmes das franquias Indiana Jones e Missão Impossível, estreados por Harrison Ford e Tom Cruise, respectivamente. Não à toa, a Associação Brasileira das Empresas Exibidoras Cinematográficas Operadoras de Multiplex (Abraplex) espera que o público dos cinemas chegue a 60 milhões entre junho e dezembro de 2023.
O aumento também é evidente no Google. Entre os dias 14 e 20 de julho, as buscas pelo termo “Filmes em cartaz” tiveram um salto de 19%. Este comportamento indica o maior interesse do público para as exibições no cinema, demonstrando fôlego no setor que sofreu baixas significativas com a pandemia de COVID-19.
“O segundo semestre de 2023 é, de fato, um marco para o setor. Com a estreia de títulos icônicos, as salas de cinemas voltaram a receber o público que, desde a pandemia, passaram a priorizar o streaming seja pelo custo ou pelo conforto de assistir os filmes em casa”, apontou Cesar Sponchiado, CEO da Tunad.
A seguir, confira as redes de cinema mais procuradas no Brasil no dia 20 de julho, dia de estreia de Barbie e Oppenheimer:
1. Cinemark: 145.998 buscas;
2. Cinépolis: 67.104 buscas;
3. Cinesystem: 21.029 buscas;
4. Moviecom: 19.197 buscas;
5. UCI: 8.702 buscas.
Como o estudo foi conduzido?
A plataforma da Tunad utiliza as buscas no Google como parte de seus indicadores de desempenho (KPIs). A Tunad possui uma API com o Google que traz minuto a minuto as palavras-chave que são cadastradas dentro da plataforma. Essa integração permite à empresa avaliar de forma precisa o interesse e o comportamento de busca do público em relação às palavras-chave específicas.
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