Vendas do varejo fluminense apresentam resultado abaixo do esperado, de acordo com a pesquisaEstefan Radovicz/Agência O Dia
O levantamento tem como base a metodologia proposta pelo time de Consumer Finance do Federal Reserve Board (FED), que idealizou um modelo de indicador econômico similar nos Estados Unidos. São consideradas as operações via cartões, voucher e Pix dentro do grupo StoneCo. O objetivo é mapear mensalmente os dados de pequenos, médios e grandes varejistas e divulgar um retrato do setor nacional.
"Os resultados obtidos nesta edição revelam uma perspectiva desafiadora para o fechamento do ano. A tendência apontada nos segmentos de mercado nos leva a rever nosso diagnóstico anterior de um cenário de melhora para um de estabilidade, mas com cautela. É crucial que os empreendedores estejam atentos a esses indicadores e adotem estratégias adaptativas para conseguir impulsionar o seu negócio", afirma o pesquisador econômico e cientista de dados da Stone, responsável pelo levantamento, Matheus Calvelli.
Destaques nacionais por segmento
Na análise por segmentos, o relatório indicou que nenhum deles registrou crescimento no comparativo anual, com o setor de livros, jornais, revistas e papelaria liderando as estatísticas, com uma queda de 9,1%; seguido por hipermercados, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo (6,7%); tecidos, vestuário e calçados (6%); artigos farmacêuticos (1,6%); móveis e eletrodomésticos (0,6%) e material de construção (0,4%).
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