Grupo Alimentação e Bebidas teve a maior variaçãoAgência Brasil

Oito dos nove grupos de produtos e serviços que integram o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo 15 (IPCA-15) registraram altas de preços em novembro, informou o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Houve recuo apenas em Comunicação (-0,22%, impacto de -0,01 p.p.).
Os grupos com aumentos foram Alimentação e Bebidas (0,82%, impacto de 0,17 ponto porcentual), Transportes (0,18% e impacto de 0,04 p.p.), Habitação (0,20%, impacto de 0,03 p.p.), Educação (0,03%, impacto de 0,00 p.p.), Artigos de Residência (0,24%, impacto de 0,01 p.p.) Despesas Pessoais (0,52%, impacto de 0,05 p.p.), Saúde e Cuidados Pessoais (0,08%, impacto de 0,01 p.p.) e Vestuário (0,55%, impacto de 0,03 p.p.).
O resultado geral do IPCA-15 em novembro foi decorrente de altas de preços em nove das 11 regiões pesquisadas.
A taxa mais baixa ocorreu em Salvador (-0,12%), enquanto a mais acentuada foi registrada em Brasília (0,61%).