Segmento de Bares e Restaurantes foi o principal responsável pela diminuição de faturamento em ServiçosDivulgação
Dois macrossetores registraram queda no cálculo deflacionado: Serviços (-3,1%) e Bens Duráveis e Semiduráveis (-1,8%). O segmento de Bares e Restaurantes foi o principal responsável pela diminuição de faturamento em Serviços; enquanto os setores de Materiais de Construção e Vestuário aparecem como os que mais contribuíram para a retração em Bens Duráveis e Semiduráveis.
"O mês de janeiro foi afetado por quedas de faturamento em importantes segmentos como Bares e Restaurantes, Turismo e Transporte e Livrarias e Papelarias, que costumam aquecer o comércio por causa da volta às aulas. Uma das hipóteses é que os pais estejam esperando passar o carnaval para realizar as compras de materiais escolares", afirma Carlos Alves, vice-presidente de Tecnologia e Negócios da Cielo.
"O resultado só não foi mais negativo porque o setor de Móveis, Eletro e Depto experimentou alta. Foi um mês que registrou recordes de temperatura em algumas regiões, o que pode ter estimulado a compra de aparelhos ar-condicionado e colaborado para o crescimento do segmento", destaca.
Em termos nominais, ou seja, que refletem a receita observada pelo varejista, o e-commerce cresceu 4,3% em janeiro. Já as vendas presenciais subiram 3,0% em relação ao mesmo mês de 2023
Regiões
De acordo com o ICVA deflacionado e com ajuste de calendário, os resultados de cada região em relação a janeiro de 2023 foram: Sudeste (-0,2%), Nordeste (-0,5%), Norte (-0,8%), Sul (-1,5%) e Centro-Oeste (-1,6%).
Pelo ICVA nominal — que reflete a receita observada pelo varejista e embute a inflação — e com ajuste de calendário, os resultados de cada região foram: Sudeste (+4,1%), Norte (+2,7%), Sul (+2,4%), Nordeste (+2,0%) e Centro Oeste (+1,4%).
O Índice Cielo do Varejo Ampliado (ICVA) acompanha mensalmente a evolução do varejo brasileiro, de acordo com as vendas realizadas em 18 setores mapeados pela Cielo, desde pequenos lojistas a grandes varejistas. Eles respondem por 1,0 milhão de varejistas credenciados à companhia.
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