PMI específico de serviços avançou de 53,1 em janeiro para 54,6 em fevereiroGM/Divulgação
Os participantes da pesquisa atrelaram o avanço a tendências positivas de demanda, marketing agressivo e um novo aumento do volume de novos pedidos.
Para a diretora associada de Economia da S&P Global Market Intelligence, Pollyana De Lima, a aceleração do crescimento tanto de serviços quanto da produção industrial em fevereiro demonstra que a demanda doméstica mais elevada impulsionou o ritmo de expansão econômica em todo o setor privado, o que é um bom sinal para o Produto Interno Bruto (PIB) do primeiro trimestre de 2024.
"Parece que a incerteza política diminuiu um pouco, pelo menos por ora, com recuperação de fato da confiança empresarial devido aos incentivos governamentais e à liberação de investimentos industriais", escreve a diretora, em nota.
As expectativas para o curto prazo são otimistas e continuam a dar sustentação à criação de empregos, acrescenta a diretora, que pondera que a tendência é mais predominante no setor industrial do que no de serviços, uma vez que as empresas de serviços voltaram a se concentrar em reduzir custos.
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.