Uso do ventilador é considerado uma forma eficaz de economizarReprodução
Onda de calor no Brasil impacta consumo de energia elétrica; veja dicas para economizar
Órgão que fiscaliza o uso da eletricidade reportou grande aumento
O país enfrenta uma onda de calor sem precedentes, e os termômetros atingem temperaturas recordes. Essa situação tem impactado diretamente o consumo de energia elétrica, levando a um novo recorde de demanda. O Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) reportou um aumento de 3,7% no consumo de energia, o maior dos últimos anos.
Pensando neste fator, os especialistas da Lead Energy, empresa de soluções energéticas para médias e grandes empresas, oferecem dicas de como podemos lidar com essa situação e reduzir nossos gastos, mesmo quando passamos o dia com ventiladores e ar-condicionado ligados.
Dicas para economizar energia durante ondas de calor
Ventilador x Ar-Condicionado: O ventilador consome consideravelmente menos energia em comparação ao ar-condicionado. Enquanto um ar-condicionado de 7.500 BTUs, utilizado todos os dias durante oito horas, custa, em média, R$ 59 por mês na conta de luz, o ventilador, utilizado com a mesma periodicidade, sai por apenas R$ 4,252. Portanto, optar pelo ventilador é uma escolha mais econômica para manter o ambiente fresco em temperaturas moderadas.
Desligue aparelhos eletrônicos: Mesmo em modo stand-by, aparelhos eletrônicos continuam a puxar energia quando estão plugados na tomada. Desconecte carregadores de celulares, notebooks e eletrônicos quando não estiverem em uso. Deixe seu eletrônico em modo de economia de energia e com a tela desligada se você precisar se ausentar por um período.
Regule a temperatura: Se você utiliza ar-condicionado, regule a temperatura para 24°C ou 25°C. Instale cortinas e feche portas e janelas para manter o ambiente fresco e evitar que o aparelho trabalhe em sua capacidade máxima de potência, reduzindo os gastos na conta de luz.
Uso consciente: Seja consciente ao usar eletrodomésticos. Aproveite a luz natural durante o dia e deixe as luzes apagadas. Ventile a casa abrindo janelas e portas para evitar o uso excessivo de ventiladores e ar-condicionado.
Em entrevista, Raphael Ruffato, fundador da Lead Energy, afirma: "Em tempos de ondas de calor, é fundamental adotar práticas conscientes para reduzir o consumo de energia. Optar pelo ventilador e desligar aparelhos eletrônicos são medidas simples que farão a diferença em seus gastos".
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.