Quadrilhas usam a internet para aplicar golpes em beneficiários que recebem o BPCReprodução

Mais um golpe descoberto! E, desta vez, contra pessoas elegíveis ao Benefício de Prestação Continuada (BPC) à pessoa idosa, um benefício da assistência social, administrado pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). A denúncia foi realizada por um servidor do Serviço Social, no Rio de Janeiro. E como funciona? Idosos recebem SMS ou mensagem de WhatsApp dizendo que já possuem direito a este benefício. No entanto, essas pessoas não deram entrada no pedido no INSS. Com dia, hora e local marcados por meio da mensagem o falsário apresenta um boleto de cobrança pelo "serviço" prestado.

Neste caso específico, o intermediário deu entrada no BPC do idoso e se cadastrou como seu procurador. Como esse tipo de benefício é concedido de forma administrativa, não há necessidade de perícia médica, basta que a pessoa esteja inscrita no Cadastro Único (CadÚnico) do governo federal, tenha 65 anos de idade e comprove baixa renda. O caso somente foi descoberto porque um idoso compareceu ao serviço de “socialização de informações” do Serviço Social do INSS realizado em uma agência na região Norte Fluminense.

No atendimento, ele informou que havia recebido mensagens com informações referentes a liberação de seu pagamento junto ao órgão bancário de referência; tudo isso incluindo boleto com valor dos "serviços" a serem pagos ao dito intermediário.

"Pelo cadastro desse segurado no CNIS foi identificado o registro de um e-mail e um número de telefone que o próprio segurado não reconhecia", afirma o servidor, mantido sob anonimato. Na pesquisa, o servidor constatou que vários procuradores foram cadastrados nesta mesma solicitação de BPC.

Um ponto a destacar: o Benefício de Prestação Continuada (BPC) é destinado a pessoas idosas com mais de 65 anos e pessoas com deficiência de qualquer idade, desde que comprovem baixa renda. O valor do benefício corresponde a R$ 1.412.

Na mensagem enviada ao segurado, o intermediário marca dia, hora e local para o recebimento do benefício. Por questões de segurança e sigilo da investigação – já encaminhada à Polícia Federal – todos os nomes e endereços foram preservados.

Confira a mensagem

Prezado(a) FULANO DE TAL, tudo bem?

Sou sicrano representante do financeiro da NOME DA EMPRESA.
O seu benefício está liberado para recebimento no dia (02.07.2024 às 09:30).
Necessito que compareça ao banco na data e horário acima com os seguintes documentos:

DOCUMENTOS NECESSÁRIOS:
- RG
- CPF
- Comprovante de residência
ENDEREÇO DO BANCO
Banco: ITAÚ
Endereço: XXXXXX, Nº X - Campos dos Goytacazes - RJ
DADOS FINANCEIROS
Valor liberado pelo INSS: R$ 895,00
Valor do escritório: R$ 423,60
BOLETO PARA PAGAMENTO DOS HONORÁRIOS DO ESCRITÓRIO
Será encaminhado um boleto após todas as confirmações.
PEÇO QUE LEIA TUDO COM ATENÇÃO E ME CONFIRME SE ESTÁ TUDO CERTO, PARA QUE EU POSSA GERAR O BOLETO. QUALQUER DÚVIDA ESTOU À DISPOSIÇÃO. RESPONDEREI DE VOLTA ASSIM QUE POSSÍVEL.

Outras tentativas de golpe

Outros golpes identificados pelo INSS, desta vez contra aposentados e pensionistas, trata de engenharia social para conseguir ter acesso aos dados pessoais dos segurados usando como isca a Prova de Vida, que está suspensa até o fim deste ano. As abordagens, além de realizadas por carta, e-mail, telefonema ou mensagem de celular (WhatsApp ou SMS), agora também são presenciais. Falsários criaram um "uniforme" com a logomarca do INSS e estão abordando aposentados e pensionistas. Em todos os casos: não forneça seus dados pessoais, fotos, documentos e não clique em links enviados por mensagem de SMS ou de WhatsApp.

Em todos os contatos, os golpistas solicitam dados pessoais e fotos de documentos para que não ocorra um suposto “bloqueio no pagamento”. Em alguns casos, chegam a enviar links para que o segurado realize a biometria facial. A pessoa que fala é muito segura e pode até passar algum dado do segurado com a intenção de dissimular a farsa.

O INSS alerta a todos para que, caso recebam esse tipo de ligação, mensagem ou visita, não forneçam nenhuma informação. Se a abordagem for por mensagem de texto, bloqueie o número de telefone. O INSS não faz contato por telefone para procedimento de prova de vida nem manda links por mensagem para a realização de biometria facial.

Fique alerta às dicas

- O INSS nunca entra em contato direto com a pessoa para solicitar dados, nem pede o envio de fotos de documentos por e-mail, WhatsApp ou outros canais de mensagem.
- O canal digital oficial para envio de documentos é o Meu INSS (site gov.br/meuinss ou aplicativo para celular). O segurado jamais deve enviar documentos por e-mail.
- O número do SMS usado pelo INSS para informar os cidadãos é 280-41. O INSS nunca manda links. Apenas informa sobre o andamento dos processos no Meu INSS.
- A biometria facial é feita exclusivamente pelo aplicativo gov.br.
- Sempre que o INSS convoca o cidadão para apresentar documentos, essa convocação fica registrada no Meu INSS e também pode ser verificada pelo telefone 135.
- A pessoa deve utilizar apenas os canais oficiais de atendimento para cumprir qualquer solicitação do INSS, seja para agendar um serviço, para entregar algum documento: aplicativo/site Meu INSS ou Agência da Previdência Social (com agendamento).
- Quando alguém liga para o telefone 135, o atendente pode pedir algumas informações. Esse é um procedimento de segurança para confirmar a identidade de quem telefonou.
- Mantenha seus dados de contato atualizados, como telefone, e-mail e endereço. Isso deve ser feito pelo Meu INSS ou pelo telefone 135.