Volta do horário de verão pode impulsionar os negócios dos pequenos empreendedores Arquivo/Agência Brasil
De acordo com a gestora de Energias Renováveis do Sebrae Nacional, Carolina Moraes, essa reintrodução pode impactar positivamente nos pequenos negócios. "O horário de verão estende o período com luz natural à noite, o que pode incentivar as pessoas a permanecerem nas ruas e fazer compras após o horário de trabalho. Uma dica para os lojistas é aproveitar este momento estendendo o horário de funcionamento e criando promoções e eventos específicos para o período noturno", comenta.
Gestão da energia
A gestora do Sebrae recorda que, independentemente do horário de verão, o empreendedor precisa se capacitar e estar por dentro dos custos que a energia tem para o seu negócio. Por isso, a instituição disponibiliza a jornada “Custo, Consumo & Geração” que oferece, gratuitamente, atendimento para os pequenos negócios interessados em conhecer seu perfil energético, receber análise da fatura, fazer inventário energético, entre outras ações estruturadas para que o empresário saiba tomar a decisão mais adequada quanto à gestão energética. A Jornada mapeia quatro oportunidades para o empresário escolher a partir de sua realidade: adesão à Tarifa Branca, Assinatura de Energia, Mercado Livre de Energia ou Geração Própria (que requer investimento em placas solares).
“A gestão energética eficiente é fundamental para pequenos negócios por vários motivos. Ela ajuda a reduzir custos operacionais, garantindo que os recursos financeiros possam ser redirecionados para outras áreas essenciais do negócio, como marketing ou inovação. Além disso, uma gestão eficiente diminui o desperdício de energia e pode contribuir para a sustentabilidade da empresa, algo cada vez mais valorizado pelos consumidores. No longo prazo, uma gestão energética bem estruturada pode ajudar o pequeno negócio a melhorar sua competitividade, aumentar sua lucratividade e, ao mesmo tempo, preservar o meio ambiente”, explica Carolina.
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.