Haddad disse que cortes são indispensáveis ao cumprimento do arcabouço fiscalFabio Rodrigues-Pozzebom/Agência Brasil

O pronunciamento do ministro da Fazenda, Fernando Haddad, para explicar o pacote de contenção de despesas do governo federal será veiculado em rede nacional de televisão às 20h30 desta quarta-feira, 27.
O anúncio formal das medidas, com explicação detalhada, deverá ser na quinta-feira, 28, como o Broadcast (sistema de notícias em tempo real do Grupo Estado) já mostrou.

A fala de Haddad será uma forma de preparar o terreno junto à opinião pública. Esse pronunciamento foi gravado na terça-feira, 26. 

Também fará com o que o ministro da Fazenda absorva a maior parte do desgaste político das medidas, que têm caráter impopular.

Como o Broadcast já mostrou, o pacote de corte de gastos inclui mudanças nas regras para concessão do Benefício de Prestação Continuada (BPC), no abono salarial, na política de reajuste do salário mínimo e na previdência e pensão de militares.
O ministro também deve anunciar a isenção de Imposto de Renda para quem ganha até R$ 5 mil, promessa de campanha do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, e comunicar ponto a ponto quais são as medidas de ajuste fiscal.

Haddad confirmou que mudanças no Vale Gás e a limitação dos chamados "supersalários" (que ultrapassam o limite legal) estão no pacote.
O pronunciamento terá cerca de 7 minutos e 18 segundos de duração. No card sobre a fala do ministro distribuído pelo governo, a mensagem que acompanha o ministro diz "Brasil mais forte. Governo eficiente, País justo."