Primeiro Mutirão Estadual de Renegociação de Dívidas atendeu mais de cinco mil pessoasJader França

Rio - O Primeiro Mutirão Estadual de Renegociação de Dívidas alcançou a marca de mais de 5,2 mil consumidores atendidos entre segunda-feira (10) e sexta-feira (14) nos sete municípios participantes do evento. Mais de R$ 16,7 milhões foram negociados.
O mutirão, realizado pela Secretaria de Estado de Defesa do Consumidor (Sedcon) e pelo Procon-RJ, teve como objetivo ajudar os consumidores endividados, permitindo que eles se reintegrem ao mercado de consumo sem o peso das dívidas e com a possibilidade de um recomeço financeiro saudável. Em todos os dias de evento foram fechados acordos que chegaram a 100% de isenção de dívidas.

Na capital, cerca de três mil consumidores foram atendidos, com percentual de acordos imediatos de 69%. O secretário de Estado de Defesa do Consumidor, Gutemberg Fonseca, comemorou o sucesso do mutirão estadual.

"Pela primeira vez no estado realizamos um mutirão de renegociação em todas as regiões. O grande número de atendimentos realizados mostra o quanto a população que está endividada se preocupa em pagar as contas atrasadas. Este tipo de ação ajuda o cidadão fluminense sair do vermelho, com uma solução rápida e diferenciada", declarou Fonseca.

O evento reuniu mais de 25 empresas, incluindo bancos, operadoras de telefonia, varejistas e concessionárias de serviços essenciais e os atendimentos foram mediados por técnicos da Sedcon e do Procon-RJ para garantir acordos seguros e válidos.
Os atendimentos ocorreram nas seguintes regiões: Rio de Janeiro (Região Metropolitana), Cabo Frio (Baixadas Litorâneas), Campos dos Goytacazes (Norte Fluminense), Itaperuna (Noroeste Fluminense), Petrópolis (Região Serrana), Volta Redonda (Médio Paraíba) e Mangaratiba (Costa Verde).
Além da renegociação, a programação gratuita da II Semana do Consumidor contou com palestras e painéis abordando temas como protagonismo feminino, regulação de jogos digitais, hipervulnerabilidade do idoso e inclusão de pessoas com deficiência.

Novas viaturas 

A Sedcon e o Procon-RJ receberam do Governo do Estado 18 novos veículos que serão utilizados para intensificar a fiscalização no Rio. A iniciativa visa fortalecer a atuação dos órgãos de defesa do consumidor, garantindo mais eficiência e agilidade nas operações em todo o território fluminense.

Para o secretário Gutemberg, os novos veículos vão facilitar a presença de mais agentes nas ruas, atendendo à população. "O reforço na frota representa um avanço significativo para a fiscalização e proteção dos consumidores. Com esses novos veículos, poderemos ampliar nossa presença nas ruas de todo o estado e garantir que os direitos da população sejam respeitados", afirmou.

Expresso do consumidor perto de ser lançado 

Até o final de março, a Sedcon e Procon-RJ vão lançar o Expresso do Consumidor, um ônibus que vai atender, de forma itinerante, todo o estado. O atendimento será das 9h às 17h. As unidades móveis irão disponibilizar atendimento técnico e orientação jurídica aos consumidores, incluindo grupos especiais como idosos, mulheres, pessoas com deficiência e o cidadão em geral.

Show 

Um grande show, que reuniu mais de 20 mil pessoas na Praia do Flamengo, no último sábado (15), encerrou a Semana do Consumidor com atendimento ao público e atrações musicais gratuitas. Além de DJs, o show contou com as apresentações dos cantores MV Bill, Belo e Ferrugem e presença do governador Cláudio Castro, do presidente da Alerj, Rodrigo Bacellar, e outras autoridades.