Nos cinco primeiros meses do ano, foram registrados mais de 100 mil novos empregos formais no setorMarcelo Camargo/Agência Brasil
O segmento de alojamento e alimentação liderou o crescimento, apresentando um saldo positivo de 85.866 empregados, seguido do ramo de arte e cultura, que abriu 31.649 novos postos de trabalho.
Já no recorte de 2025, os cinco primeiros meses do ano registraram mais de 100 mil novos empregos formais no setor, consolidando a importância do turismo na expansão do nível de ocupação profissional no Brasil. Maio teve destaque especial, com 12.449 vagas geradas, 75% a mais que no mesmo período de 2024.
Para o ministro do Turismo, Celso Sabino, os números confirmam a relevância econômica e social do segmento no país. “O setor tem mostrado sua força ao gerar empregos de forma consistente em todas as regiões do Brasil. Isso é resultado de um trabalho articulado, que trata o turismo como um vetor estratégico do desenvolvimento. Estamos transformando potencial em oportunidades reais para a população”, destacou.
O Ministério do Turismo mantém o compromisso de fortalecer o ramo a partir de políticas públicas estruturantes, que promovam o crescimento sustentável da atividade e ampliem seus impactos positivos à sociedade.
Qualificação
O material, voltado a estudantes, empreendedores e trabalhadores do ramo, integra as diretrizes do órgão do governo federal no sentido de promover um turismo mais competitivo, inclusivo e preparado para atender à crescente demanda por serviços na área em todo o Brasil, abrangendo os segmentos corporativo e cultural.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.