Conselho Estratégico da Câmara de Comércio Exterior autorizou Itamaraty a acionar OMCFabio Rodrigues Pozzebom / Agência Brasil

O Conselho Estratégico da Câmara de Comércio Exterior (Camex) autorizou o Ministério das Relações Exteriores a acionar o mecanismo de solução de controvérsias da Organização Mundial do Comércio (OMC) sobre as medidas tarifárias de 50% impostas pelos Estados Unidos a produtos brasileiros.

A resolução, assinada pelo vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin, foi publicada no Diário Oficial da União (DOU) nesta terça-feira (5).

Na segunda-feira (4), Alckmin já havia adiantado a aprovação da consulta pelo órgão. "O presidente Lula agora vai decidir quando fazê-lo e como fazê-lo", acrescentou.
A medida, contudo, tende a ter caráter simbólico, dado que o órgão de apelação da OMC está inativo pela falta de indicação do membro norte-americano.
O decreto assinado na última quarta-feira (30) por Trump elevou para 50% a alíquota sobre produtos brasileiros, mas também trouxe uma lista de 694 exceções que beneficiam segmentos estratégicos como o aeronáutico, o energético e parte do agronegócio. A medida entra em vigor nesta quarta-feira (6).
*Com informações do Estadão Conteúdo