Rio de Janeiro é destaque no Brasil pelo alto uso de bicicletas por parte dos entregadoresiFood/Divulgação

O Rio de Janeiro é o único estado do Brasil que possui a maioria dos entregadores do iFood utilizando bicicletas. O levantamento aponta para 59% dos motoristas parceiros usando o veículo. Entregas realizadas e gerenciadas por restaurantes não são contabilizadas.
O dado foi passado com exclusividade pelo iFood ao DIA. A empresa não revelou percentuais de outros estados "por questões estratégicas".
Em entrevista, o diretor de impacto social da companhia, Johnny Borges, afirmou que "isso acontece porque algumas áreas de alta demanda no Rio, como os bairros da Zona Sul, são planas, facilitando com que sejam feitas entregas dessa forma".
Quem viveu a experiência
Matheus Gomes, de 21 anos, que atua como entregador do iFood desde 2023, nos contou sua história. Ele utilizou sua bicicleta por cerca de um ano e meio. Nos últimos quatro meses, ele passou a fazer as entregas via motocicleta.
Ele ressaltou que "de bicicleta o lucro líquido costuma ser bom, pois não há gastos com combustíveis". No entanto, ele lembrou do "cansaço físico de ter que pedalar por horas". 
"Se algum amigo me dissesse que quer fazer isso eu diria que, por mais que muitos mostrem só os resultados diários e tudo mais, não é tão fácil quanto parece. São horas de trabalho e dependendo da rota que você faça é bem cansativo também", avisou.
Matheus Gomes atua como entregador desde 2023 - Arquivo Pessoal
Matheus Gomes atua como entregador desde 2023Arquivo Pessoal
Ele também citou a vantagem de depender apenas de si, podendo ter os próprios horários e metas.
Números
A empresa realiza um grande evento na São Paulo Expo, na Zona Sul da capital paulista, nos dias 5 e 6 de agosto. A companhia brasileira anunciou novidades no evento, como iFood Hits e o iFood Turbo. Além disso, também informou que fará 600 contratações dentro deste ano fiscal, que termina em março de 2026.
Atualmente, são feitos 120 milhões de pedidos mensais pela plataforma em todo o país. A média é 4 milhões de pedidos diários. Segundo o Ceo da empresa, Diego Barreto, a meta é chegar em 200 milhões de pedidos mensais até 2028.
Um grupo de cerca de 40 motoristas parceiros realizou um protesto na porta da São Paulo Expo no primeiro dia do evento.