Guia do Sebrae Rio traz informações sobre marketing, atendimento a clientes e consumoReprodução
“Muitos desafios surgem na vida de quem resolve abrir um negócio, seja por necessidade ou oportunidade. Estas pessoas precisam de apoio e informações para a gestão dos empreendimentos. Assim como em anos anteriores, elaboramos esse material para que os empreendedores possam ter elementos relevantes que ajudem a direcionar sua atuação, tornando o negócio mais competitivo no mercado”, comenta Margareth Carvalho, gerente de Conhecimento e Competitividade do Sebrae Rio.
No marketing, por exemplo, é preciso olhar para soluções de inteligência artificial e automação; vídeos e conteúdos dinâmicos; e estratégias de omnichannel, integrando todos os canais da empresa. Também é fundamental monitorar tendências, conhecer o perfil geracional, estilo de vida e valores dos clientes. Essas informações apoiam a adaptação a mudanças e às demandas dos consumidores.
“Os consumidores estão mais exigentes e serão impulsionados por fatores como tecnologia, sustentabilidade, diversidade e inclusão. Haverá também uma busca crescente por personalização de produtos e serviços e pela autenticidade das marcas”, completa Margareth.
Tecnologias
Empresas que trabalham com dados ganham destaque nesse novo momento do mercado, tornando-se ativos estratégicos e sendo capazes de ajudar a criar soluções que atendam a demandas específicas dos consumidores.
“As empresas precisam criar um ecossistema de dados que cultive uma cultura de valorização da tomada de decisões baseada nas informações coletadas e tratadas de forma adequada. Da mesma forma, é preciso ter atenção à LGPD na hora de manipular as informações dos clientes, garantindo a reputação da empresa, visto que os clientes estão mais atentos sobre como seus dados estão sendo utilizados”, finaliza Margareth.
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