A primeira oficina foi realizada em ResendeDivulgação
Oficinas vão capacitar servidores municipais para elaboração dos Planos Plurianuais
Iniciativa busca qualificar agentes públicos para elaboração de orçamentos e demais peças de planejamento
Aa Secretaria Estadual de Planejamento e Gestão (Seplag-RJ) e a Escola de Gestão Pública (Egep-RJ) lançaram na última semana as Oficinas de Capacitação Municipal em Planejamento. O projeto tem como objetivo oferecer suporte técnico e institucional aos municípios fluminenses no processo de elaboração dos Planos Plurianuais (PPA) 2026-2029, além de capacitar os servidores das prefeituras em temas relacionados aos instrumentos de planejamento e orçamento.
Para o secretário de Planejamento e Gestão, Adilson Faria, além de fortalecer a cultura do planejamento e promover uma maior integração com o governo estadual, a iniciativa visa a compartilhar boas práticas na área a fim de garantir cada vez mais resultados à população fluminense por meio das administrações locais.
"Trata-se de uma ação concreta para fortalecer a cultura do planejamento, melhorar a gestão pública e, sobretudo, servir melhor à população. Além de fomentar boas práticas de planejamento e estabelecer uma rede colaborativa entre municípios e governo estadual, com as oficinas buscamos oferecer suporte técnico para que cada município tenha as ferramentas necessárias para aprimorar o planejamento orçamentário e trazer mais efetividade às políticas públicas no atendimento à população", afirma o secretário Adilson Faria.
Oficinas serão realizadas por regiões
A primeira região a receber a capacitação foi o Médio Paraíba. Com duração de dois dias, as oficinas para os municípios foram realizadas em Resende, nos dias 29 e 30 de abril, de forma presencial. As equipes técnicas puderam orientar e tirar dúvidas dos participantes nos seguintes temas: ‘Planejamento Público e Elaboração do Plano Plurianual’, ‘Bases do planejamento estratégico do ERJ’ e ‘Orçamento Público’.
A previsão é que as oficinas ocorram no Norte Fluminense, Região Metropolitana, Costa Verde, Centro-Sul Fluminense, Região Serrana, Baixada Litorânea e Noroeste Fluminense.
A expectativa é que cada encontro reúna cerca de 60 servidores municipais incentivando a troca de experiências locais e a construção coletiva de soluções para a melhoria dos serviços públicos.
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.