Rosa Fernandes (PSD) foi eleita pela nona vez para o cargo de vereadora da cidade do Rio Divulgação/Câmara do Rio
Vereadora mais longeva do Rio, Rosa Fernandes é eleita pela nona vez consecutiva
Figura bastante conhecida por moradores do subúrbio, a parlamentar municipal obteve 39.804 votos no domingo (6)
Rio - Rosa Fernandes (PSD), de 68 anos, foi reeleita vereadora da cidade do Rio de Janeiro, neste domingo (6), e vai dar início ao nono mandato consecutivo. Considerada a parlamentar municipal com mais tempo no cargo, Rosa é figura muito conhecida por moradores do subúrbio da capital, principalmente em Irajá, na Zona Norte, onde mantém a sua base eleitoral. Nas Eleições Municipais 2024, ela obteve 39.804 votos.
Ela atribui essa longevidade na Câmara à confiança que conquistou dos cariocas ao se fazer presente nas comunidades. "Eu participo de grupos de WhatsApp dos moradores, faço ouvidorias toda semana com eles para escutar as demandas e problemas. Opino em relação às decisões que eles querem tomar no bairro. Esse percurso me deu experiência para enfrentar os desafios como vereadora e conquistar a confiança do eleitor", disse Rosa em entrevista ao DIA.
Rosa nasceu e cresceu em Irajá, onde mora até hoje. Formada em psicologia, iniciou a vida política em 1992. A primeira vez que foi eleita pelos cariocas para ocupar uma cadeira na Câmara do Rio foi em 1993. Desde então, conseguiu a reeleição em todos os pleitos seguintes. Entre 2006 e 2008, Rosa foi nomeada secretária municipal de Meio Ambiente do Rio, mas logo retornou para as atividades como vereadora.
A constância na vida política é de família. Rosa é filha do marítimo Pedro Fernandes, eleito 10 vezes para o cargo de deputado estadual na Alerj. Ao ser questionada sobre o motivo de não tentar concorrer a outros cargos na política, como deputada federal ou estadual, Rosa foi direta: "Eu gosto de ver a transformação de perto. Gosto de ver o resultado dos cuidados e entregas que consigo fazer como vereadora. Se eu me candidatar a um cargo federal, por exemplo, e for eleita, vou precisar me afastar, estar em Brasília. Vai sobrar pouco tempo para cuidar do povo", disse.
Atualmente, Rosa também ocupa a posição de presidente da Comissão de Finanças, Orçamento e Fiscalização Financeira e é membro da Comissão de Ética, ambos na Câmara do Rio. De acordo com a Câmara, a vereadora é autora de 246 leis. Em seu histórico no parlamento, Rosa é autora de leis importantes que tratam de questões de saúde, educação, direitos dos idosos e das mulheres, apoio aos obesos, programas comunitários, ambientais e esportivos, além de legislar em defesa dos trabalhadores informais, em especial o subúrbio.
"Meus projetos são oriundos das conversas que tenho com os moradores. Para isso, procuro sempre fazer uma reunião com eles. Para estimular, falo um pouco sobre política para eles entenderem como funciona", conta a vereador, que durante a campanha eleitoral recebeu o apoio do atual prefeito do Rio, Eduardo Paes, também do PSD.
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.