Bruno Henrique abre o placar logo aos três minutos - Gilvan de Souza / Agencia O Dia
Bruno Henrique abre o placar logo aos três minutosGilvan de Souza / Agencia O Dia
Por HUGO PERRUSO
Rio - Foi um Fla-Flu diferente, de apenas uma equipe. Ao refletir no campo a situação atual dos clubes, o clássico no Maracanã teve domínio amplo do Flamengo, que venceu com facilidade o Fluminense por 2 a 0, gols de Bruno Henrique e Gerson. Um placar que poderia ter sido maior, mas que deixa o Rubro-Negro cada vez mais perto do título brasileiro e com moral para enfrentar o Grêmio, quarta-feira, pela semifinal da Libertadores. Já o Tricolor voltou a se aproximar perigosamente da zona de rebaixamento.
Além da vitória, a torcida do Flamengo pode comemorar que a vantagem da equipe carioca na liderança do Campeonato Brasileiro aumentou. Agora são dez pontos que separam o Rubro-negro do Palmeiras, segundo colocado. Em jogo também realizado neste domingo, o Verdão só empatou com o Athletico-PR na Arena da Baixada. 
Publicidade
O clássico foi um massacre nos primeiros 15 minutos. Sem poupar os titulares (apenas Willian Arão) e com Felipe Luis recuperado de lesão no joelho esquerdo, o Flamengo abriu o placar com Bruno Henrique aos três minutos, teve seis finalizações, obrigando Muriel a fazer quatro defesas, e incríveis 71,8% de posse de bola. Sem contar um pênalti claro de Nino em Gabigol, ignorado pelo árbitro Anderson Daronco.
Mal técnica e taticamente, o Fluminense ficou encurralado e deu muitos espaços. Foi assim que o rival abriu o placar, num escanteio em que Rodinei recebeu sem marcação para cruzar e Bruno Henrique subiu sozinho para fazer seu nono gol em clássicos. Sem meio, o Tricolor teve enorme dificuldade. Ainda assim, poderia ter empatado com Wellington Nem, mas Diego Alves fez grande defesa.
Publicidade
Após os 20 minutos, o Flamengo reduziu o ritmo alucinante e o Fluminense ficou mais com a bola. Mesmo assim, foram os rubro-negros que chegaram com mais perigo: Muriel salvou em cabeçada de Rodrigo Caio e Vitinho mandou rente à trave, assim como Yony pelo lado tricolor.
Como esperado, o ritmo no segundo tempo diminuiu. Ainda assim, o Flamengo tentou repetir a fórmula da primeira etapa e encurralou o rival na defesa: roubou duas bolas e quase marcou logo no início. O Fluminense, mesmo com muita dificuldade na saída de bola, chegou a dar um susto com Nenê, mas o clássico era todo de um time.
Publicidade
E bastou uma roubada de bola para Reinier puxar contra-ataque e tocar para Gerson marcar belo gol, aos 20. Estava fácil. As mexidas de Marcão deixaram o meio tricolor mais aberto, mas o Flamengo já estava satisfeito, pensando na Libertadores e deixando a torcida rubro-negra fazer a festa até o apito final no Maracanã.