Troféu da Bola de Ouro, entregue pela France Football - Foto: THOMAS SAMSON / AFP
Troféu da Bola de Ouro, entregue pela France FootballFoto: THOMAS SAMSON / AFP
Por O Dia
França - Os finalistas da Bola de Ouro (Ballon D'or), tradicional prêmio entregue pela revista France Football, foram revelados nesta segunda-feira. Para a disputa de 2019, foram divulgados os 70 jogadores que se dividem nas seguintes disputas: 30 entre os homens, 20 entre as mulheres, dez pelo troféu Kopa, dado ao melhor jogador jovem, e mais dez do troféu Yashin, entregue ao melhor goleiro.

Os vencedores de 2019 serão conhecidos no dia 2 de dezembro.

Desde de 1956 o prêmio coroa os melhores jogadores do planeta, mas entre os anos de 2010 e 2015, foi realizada uma parceria com a Fifa. Entre os homens, o atual vencedor é o croata Luka Modric, do Real Madrid. Já entre as mulheres, Ada Hegerberg levou a melhor, conquistando a primeira edição do troféu feminino, em 2018.

Confira os indicados em cada categoria:

Masculino
Entre os 30 atletas na disputa do masculino, três são brasileiros (Alisson, Roberto Firmino e Marquinhos). Três portugueses também concorrem a honraria (Cristiano Ronaldo, Bernardo Silva e João Félix). Entre os favoritos, estão Mané e Van Dijk, campeões da última Liga dos Campeões com o Liverpool, e Messi, que conquistou o prêmio entregue pela Fifa. Neymar ficou de fora da lista, assim como o atual campeão, Luka Modric.
Publicidade
Feminino
Marta é a única brasileira entre as 20 mulheres que disputam a premiação:
Publicidade
Troféu Kopa (melhor jovem)
Vinicius Junior é único brasileiro na disputa entre os jovens. Mbappé venceu a primeira edição do prêmio criado no ano passado.
Publicidade
Troféu Yashin (melhor goleiro)
Também foram revelados os dez finalistas do troféu Yashin, que será entregue pela primeira vez. Na disputa entre os goleiros, Alisson e Ederson representam o Brasil.
Publicidade