O Tricolor voltou ao Z-4 na rodada passada. Risco de queda é de 56% - Lucas Merçon / Fluminense FC
O Tricolor voltou ao Z-4 na rodada passada. Risco de queda é de 56%Lucas Merçon / Fluminense FC
Por

O matemático Tristão Garcia tem uma boa e uma má notícia para tricolores, alvinegros e cruzmaltinos em relação às possibilidades de rebaixamento para a Série B do Brasileiro. Primeiro, a boa: a nove jogos do fim da competição, a chance de nenhum clube carioca cair é de 43%. A ruim, porém, aponta que há 57% de certeza de que Fluminense, Botafogo ou Vasco estejam na na zona da degola na última rodada. Outro motivo de alívio para os torcedores consiste no ínfimo perigo de dois ou mais arquirrivais caírem juntos: 1%.

Com uma vitória nos últimos quatro jogos, o Fluminense voltou ao Z-4 na última rodada e é o mais ameaçado de queda, com 56%, seguido de Botafogo (15%) e Vasco (2%), que, segundo Tristão, não tem mais chances de ir à Libertadores. Como Avaí e Chapecoense aparecem com 99% de risco e o CSA está com 66%, os cariocas, avisa o matemático, dependem apenas deles para escapar da degola.

"Os jogos a partir de agora serão decisivos ao extremo e qualquer tropeço pode ser fatal. Cruzeiro (26%) e Ceará (21%) também estão muito ameaçados e há a possibilidade de nenhum clube carioca cair", avalia Tristão, que vê outros candidatos ao Z-4: Goiás (1%), Fortaleza (6%) e Atlético-MG (9%).

Tristão chama atenção para o desnível do futebol carioca, já que o Flamengo, com 93% de chances de ser campeão sobre Palmeiras (6%) e Santos (1%), está muito à frente dos rivais regionais. "Nunca vi isso desde a criação dos pontos corridos, em 2006. O líder Flamengo tem 30 pontos de vantagem sobre o Vasco. É um desnível inédito e muito grande", frisa.

Ao levar em consideração apenas o G-4, Tristão vê Flamengo e Palmeiras certos na Libertadores (99% de chances). O Santos (94%) é outro forte candidato, seguido por São Paulo (40%), Internacional (18%), Corinthians (8%), Bahia (1%) e Goiás (1%).

 

Você pode gostar
Comentários