Rio de Janeiro - RJ  - 07/11/2019 - Futebol - Campeonato Brasileiro 2019 - Partida valida pela 31 rodada - Botafogo x Flamengo - Estadio Nilton Santos, Engenho de Dentro, zona norte do Rio -  Foto Reginaldo Pimenta / Agencia O Dia - Reginaldo Pimenta
Rio de Janeiro - RJ - 07/11/2019 - Futebol - Campeonato Brasileiro 2019 - Partida valida pela 31 rodada - Botafogo x Flamengo - Estadio Nilton Santos, Engenho de Dentro, zona norte do Rio - Foto Reginaldo Pimenta / Agencia O DiaReginaldo Pimenta
Por O Dia
Rio - Após os incidentes no clássico do último dia 7, Botafogo e Flamengo foram denunciados no STJD, e podem até perder mandos de campo no Brasileirão. O julgamento está marcado para a próxima quinta-feira.

Mandante da partida, o Glorioso foi denunciado por atraso, não manter a infraestrutura necessária para a segurança da partida, desordens e tumulto entre membros das equipes no túnel de acesso ao vestiário. Já o visitante Flamengo, responderá por desordens e pelo tumulto no acesso ao vestiário. Além disso, meia alvinegro Luiz Fernando será julgado por conduta antidesportiva.

O Botafogo foi denunciado nos artigos 211 (Deixar de manter o local que tenha indicado para realização do evento com infraestrutura necessária a assegurar plena garantia e segurança para sua realização) e também no 213, inciso I do Código Brasileiro de Justiça Desportiva (deixar de prevenir e reprimir desordens).
Confusão na torcida do Botafogo durante o clássico contra o Flamengo - Reprodução

Os dois artigos preveem multa de até 100 mil. Além disso, o artigo 211 pode gerar ainda a interdição do estádio Nilton Santos. Já pela desordem, o clube corre risco de perda de até 10 mandos de campo.

O Rubro-Negro, que também foi denunciado no artigo 213, também corre risco de multa e perda de mando de campo.
Na denúncia a Procuradoria juntou diversos vídeos de brigas e confusões dentro do estádio Nilton Santos. Enta as imagens, está a de um torcedor espancado na arquibancada e defendido por um segurança que acaba também agredido.