Renato Gaúcho é o técnico do GrêmioFoto: Lucas Uebel/Grêmio FBPA

As críticas que recebe foi um dos temas da entrevista coletiva do técnico Renato Gaúcho, no último domingo, após a vitória do Grêmio sobre o Internacional por 2 a 1. Ele, então, disse que todo treinador é criticado, mas focou o restante do discurso apenas naqueles que são "contra o Renato". Nesse sentido, Portaluppi destacou que eles não são profissionais e afirmou que, se tivesse permanecido no cargo em 2021, o time não teria sido rebaixado para a Série B. 
"Todo treinador é criticado, é uma coisa normal. Algumas pessoas, ainda bem que é a minoria, não são profissionais, são contra o Renato. Vai me falar o que tenho que fazer mais aqui dentro? Bom, aí... Eu fui embora e o Grêmio caiu para a segunda divisão. E teve alguns que culparam o Renato pela queda do Grêmio. Eu montei um grupo que ia brigar lá em cima", disse Renato.
Quando fui embora, se desfizeram de vários jogadores para botar os garotos para jogarem na hora errada. Os garotos não conseguiram suportar a pressão. Deu no que deu. Essa é a realidade porque o Grêmio foi para a segunda divisão. Então, alguns podem me criticar à vontade, mas esses alguns não criticam o trabalho, não são profissionais, criticam o Renato. Eu vou muito bem, obrigado, com a torcida e, ainda bem, com a maioria de vocês (imprensa)", completou.
Em tempo: com a vitória no Gre-Nal 438, o Tricolor se manteve no topo da tabela do Estadual e chegou com 28 pontos - nove de diferença para o Inter, que vem em segundo. O próximo compromisso do Grêmio acontece no próximo sábado, às 16h30, com o Ypiranga no Colosso da Lagoa. A partida é válida última rodada do Campeonato Gaúcho.