Presidente da Uefa, Alexander Ceferin avalia mudança de regra que envolve clubes com um só donoFoto: FABRICE COFFRINI / AFP

A Uefa estuda flexibilizar a regra que proíbe clubes com o mesmo dono de se enfrentarem numa competição continental. Na prática, isso liberaria um investidor que já possui um clube a adquirir outro que também dispute a Liga dos Campeões, por exemplo.
Um dos casos que faz a entidade europeia a analisar essa situação é do Manchester United. O clube está à venda pelo fundo dos Estados Unidos que o adquiriu, mas os principais interessados são o xeque Iassim Bin Hamad Al Thani, que estaria ligado ao grupo catari que comtrola o PSG, e o empresário britânico Jim Ratcliffe, que controla o Nice.
"Não estamos pensando apenas no Manchester United. Temos cinco ou seis proprietários de clubes que querem adquirir outra equipe. Temos que ver o que fazer. São duas opções: deixar como está ou permitir que os clubes disputem as mesmas competições. Não temos certeza ainda", disse o presidente da Uefa, Aleksander Ceferin em entrevista ao ex-lateral inglês Gary Neville.
"Temos que ver que tipo de regras teremos nesse caso, porque elas precisam ser bem rígidas. É verdade que se você é o dono de dois clubes que estão na mesma competição você pode dizer para um deles perder porque você quer que o outro vença", completou o dirigente.