Barcelona sobre o Real Madrid nos últimos minutos do 'El Clásico'Lluis Gene/AFP

No "El Clásico" deste domingo (19), na briga pelo título do Campeonato Espanhol, o Barcelona virou para cima do Real Madrid nos últimos minutos, venceu pelo placar de 2 a 1 e disparou na liderança, abrindo 12 pontos de vantagem em relação ao maior rival.
O Real Madrid abriu o placar logo cedo, aos oito minutos da primeira etapa. Vini Jr fez grande jogada dentro da área, encarou a marcação do Barça e cruzou. A bola desviou em Ronald Araújo e pegou o goleiro ter Stegen de surpresa.
Depois de muita pressão e com o Camp Nou lotado, o Barcelona empatou na reta final do primeiro tempo, aos 44. Em jogada confusa dentro da área, a zaga dos merengues cortou mal e a bola sobrou limpa para Sergi Roberto, que finalizou com categoria longe do alcance de Courtois.
Na volta do intervalo, o Barcelona seguiu sufocando o Real, perdeu oportunidades com Lewandowski e foi salvo pelo VAR aos 40 minutos. Rodrygo arrancou no campo de ataque, abriu a jogada para Carvajal cruzar e Asensio apareceu para completar. O lance, no entanto, foi invalidado por posição irregular milimétrica.
Quando tudo parecia encaminhar para um empate, os donos da casa deram o golpe final. Aos 46, Lewandowski encontrou Balde pelo lado esquerdo e o lateral cruzou na medida para Kessié, que finalizou de primeira para dar números finais e encaminhar o título da temporada.
Com a vitória, o Barcelona chegou aos 68 pontos e abriu 12 de vantagem para o Real Madrid, vice-líder da competição. Após a pausa por conta da Data Fifa, com amistosos das seleções, o Barça visitará o Elche no dia 1/4, enquanto os merengues jogarão no dia seguinte contra o Valladolid, no Santiago Bernabéu.