Rio - A alta das apostas esportivas no Brasil ligou um alerta no futebol. De acordo com o relatório anual de integridade da Sportradar, empresa líder global em tecnologia esportiva e parceira da CBF, da Uefa e da Fifa, o Brasil foi o país com o maior número de suspeitas de manipulação de resultados no futebol no mundo no ano passado.
Segundo a empresa, jogos suspeitos são aqueles que exibem evidências de viciação de resultados ou com indícios críveis de manipulação. E não foram apenas jogos de futebol investigados pela Sportradar. Ao todo, o Brasil teve 152 jogos suspeitos de manipulação, sendo 139 no futebol. O número representa 12% do total global.
Apesar desse crescimento de suspeita de resultados, cerca de 99,5% dos eventos esportivos estão livres de viciação e nenhum esporte teve taxa superior a 1% de ocorrências questionáveis. Na maioria dos casos, os episódios ocorrem em divisões inferiores. No futebol, 52% ocorreram na terceira divisão nacional de cada país ou abaixo, como ligas regionais.
Países com maior suspeita de manipulação de resultados:
Brasil - 152 Rússia - 92 República Tcheca - 56 Cazaquistão - 43 China - 41 Grécia - 40 Argentina - 39 Filipinas - 37 Polônia - 36 Tailândia - 35
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.