Ramon Menezes será o técnico interino da seleção brasileiraThais Magalhães/CBF

Rio - A seleção brasileira terá seu primeiro compromisso pós-Copa do Mundo neste sábado (25), no jogo amistoso contra o Marrocos. Ainda sem um treinador definido, Ramon Menezes foi chamado pela CBF para assumir a função de forma interina. Dessa forma, ele se tornou o quarto técnico impermanente da Seleção no século.
Em julho de 2001, Antônio Lopes deixou o cargo de coordenador-técnico para assumir, interinamente, o comando da seleção brasileira. Isto ocorreu já que Luiz Felipe Scolari, o Felipão, foi suspenso por uma expulsão na Copa América daquele ano. Antônio, então, esteve à frente da equipe na derrota por 2 a 0 para Honduras, que culminou na eliminação do Brasil do torneio.
Dois anos depois, a Canarinho voltou a ter um treinador interino. Isto porque o Brasil foi disputar a Copa Ouro da Concacaf sob o comando de Ricardo Gomes - hoje coordenador técnico, também interinamente, da Seleção de Ramon Menezes. Naquele ano, o profissional esteve à beira do campo nas duas derrotas por 1 a 0 para o México, e nas vitórias por 2 a 1 sobre Estados Unidos e Honduras, e 2 a 0 sobre a Colômbia. O Brasil foi vice-campeão do torneio.
Posteriormente, em 2008, foi a vez de Jorginho se tornar técnico interino da Canarinho, sendo o último, desde então, a assumir de forma provisória. O ex-jogador comandou a equipe nos amistosos contra Irlanda e Suécia, porque Dunga foi suspenso por conta de uma expulsão em um duelo com o México. Sob o comando de Jorginho, o Brasil venceu as duas partidas por 1 a 0.
Agora, Ramon Menezes terá o objetivo de iniciar a transição pós-era Tite, e comandar o time enquanto a CBF ainda não define o nome do novo treinador. Para este amistoso, Ramon trouxe novidades na convocação, especialmente pela presença de jovens jogadores, como Andrey, João Gomes e André. O duelo deste sábado ocorrerá às 19h (de Brasília), no Estádio Ibn Batouta.
*Reportagem do estagiário Gabriel Orphão sob supervisão de João Alexandre Borges