Barcelona contribuiu com números impressionantes da Espanha no crescimento do mercado de patrocínios esportivosLluis Gene/AFP
Mercado de patrocínio esportivo na Europa supera marca de R$ 100 bilhões, aponta estudo
Quantia representa 4% a mais em relação ao último registro, em 2021
O mercado de patrocínio esportivo na Europa alcançou um valor recorde de 20,69 bilhões de euros (R$ 116,5 bilhões na cotação atual) em 2022. Foi o que apontou um estudo conjunto da Associação Europeia de Patrocínio (ESA, na sigla em inglês) com a Nielsen Sports, empresa líder global em avaliação de mídia de patrocínios e análise de dados.
A quantia representa um aumento de 4% em relação ao registrado em 2021 (€ 19,8 bilhões). O montante também é superior aos 20,26 bilhões de euros registrados em 2019, anterior ao início da pandemia da Covid-19.
O crescimento do valor movimentado na indústria de patrocínio esportivo se relaciona com o fim de restrições no período da pandemia. Torcedores voltaram aos estádios, arenas, ginásios e grandes eventos de futebol aconteceram em 2022, como a Eurocopa Feminina e a Copa do Mundo do Catar.
A pesquisa analisou os 10 principais mercados da Europa e apontou Espanha (14%) e Reino Unido (10%) como os países com maior índice de crescimento. O relatório indicou que o primeiro se beneficiou da estabilização do mercado após a proibição do patrocínio de apostas na região, em 2021, e do crescimento comercial impulsionado por Barcelona e Atlético de Madrid. Já o segundo foi influenciado pelos altos números apresentados pela Premier League, considerada a maior liga do mundo.
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.