Ginásio Oscar Zelaya, do Botafogo, entrou em período de reforma Reprodução

Rio - O Botafogo iniciou nesta segunda-feira (27) as reformas no Ginásio Oscar Zelaya, na sede de General Severiano, dando sequência ao planejamento de reestruturação da parte olímpica do clube presidido por Durcesio Mello, que sonha em voltar ao protagonismo em outras modalidades.

Os reparos estavam nos planos do Glorioso desde 2021, e também irão abraçar toda a parte de iluminação do espaço. O Oscar Zelaya recebe partidas de todas as categorias de base do basquete do clube (sub-12 ao sub-19), além do time sub-23, que se prepara de olho na disputa da Liga de Desenvolvimento de Basquete (LDB).

O projeto de basquete do Botafogo é comandado por Carlos Salomão, diretor, e Cláudio Maciel, coordenador, que contam com respaldo de Daniel Jr, vice-presidente de esportes olímpicos. Em contato com a reportagem do O DIA, Cláudio celebrou a conquista e indicou melhores condições para os profissionais da modalidade.
"Recebemos essa reforma em nosso ginásio com enorme alegria e expectativa. É algo que estávamos buscando fazer desde o início da nossa gestão na modalidade. Queremos entregar este equipamento aos nossos atletas e comissão técnica, uma estrutura que eles possam trabalhar com qualidade o alto rendimento e alegrar a nossa imensa torcida", iniciou.
"A reforma se dará pela parte estrutural (equipamento de jogo) do Oscar Zelaya. Calafetagem do piso, para nivelamento e reidratação da madeira, e iluminação, para além de atingir o nível de exigências de competições oficias, reduzir o consumo de energia com luminárias de LED", completou Cláudio Maciel.
Noutros esportes tua fibra está presente
Após a separação do futebol com a chegada de John Textor, presidência e diretoria do clube social focam em revitalizar as atividades no Ginásio Oscar Zelaya. Com projetos em andamento e partes burocráticas a serem resolvidas, o Botafogo sonha com retorno ao Novo Basquete Brasil (NBB) já na próxima temporada e planeja a montagem de uma equipe feminina de vôlei de quadra - esporte paralisado em outrora - visando divisões de acesso da Superliga. 
O Botafogo vem se firmando também na modalidade de basquete 3x3, com parcerias e times em destaque no cenário nacional. No vôlei de praia, o Glorioso fechou um acordo com o Sesc-RJ e tem um Centro de Treinamento montado na Praia de Copacabana.