Joan Laporta, presidente do BarcelonaFoto: PAU BARRENA/AFP
Barcelona entrará com recurso para reconhecimento de título do Campeonato Espanhol em 1937
Clube catalão, que soma 93 títulos oficiais, está na corrida pelos 100 atrás do Real Madrid, com 96
A diretoria do Barcelona deve entrar com um recurso para reconhecer o título do Campeonato Espanhol de 1937. Na época, a edição do torneio não foi organizada oficialmente pela Real Federação Espanhola de Futebol (RFEF) e, por isso, o troféu não consta na lista do clube catalão. As informações são do jornal "Marca".
O Campeonato Espanhol de 1937 foi realizado em meio à Guerra Civil Espanhola, o que inviabilizou a disputa do torneio no formato normal. Com isso, oito clubes da Liga Mediterrânea organizaram a competição, na qual o Barcelona foi o vencedor. A RFEF, por sua vez, nunca reconheceu o título oficialmente.
No entanto, a história pode ter uma virada de chave. Após a entidade reconhecer o título da Copa da Espanha Livre, conquistado em 1937 pelo Levante, como a atual Copa do Rei, o Barcelona tentará transformar a conquista desse torneio, vencido no mesmo ano, em um título oficial do Campeonato Espanhol.
Caso consiga somar mais um troféu oficial em sua lista, o Barcelona chegará a 94 conquistas e ficará mais perto do número de títulos do Real Madrid, que tem 96. Os Culés podem ainda somar mais dois nesta temporada e igualar a equipe madrilena. Líder da tabela da La Liga, com 68 pontos, o Barça está a 12 de diferença do rival. Além disso, os dois clubes se enfrentam em busca de uma vaga na final da Copa do Rei.
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.