Thomas Bach, presidente do Comitê Olímpico Internacional (COI)Denis Balibouse / AFP

O Comitê Olímpico Internacional (COI) autorizou atletas russos e bielorrussos a competirem em torneios internacionais, e recomendou que diferentes países acatem a decisão, com certas restrições. No entanto, a presença desses esportistas nos Jogos Olímpicos de Paris 2024 ainda não é garantida pela organização. A informação foi publicada pela "UOL".
A orientação de não permitir a participação de atletas da Rússia e de Belarus em competições durou mais de um ano. A guerra dos dois países contra a Ucrânia chocou e mobilizou o mundo dos esportes olímpicos. Agora, mesmo que sem defender uma delegação, eles devem poder competir.
Os requisitos necessários para os atletas envolvidos foram divulgados nesta terça-feira (28). De acordo com a entidade, nenhum dos esportistas pode ter apoiado os ataques e a invasão à Ucrânia. Além disso, não podem integrar nenhuma organização militar ou de forças armadas de seus países, nem mesmo fazer referência em forma de protesto a algum.

A permissão de participação vale apenas para modalidades individuais. As equipes de esportes coletivos de Rússia e Belarus seguem punidas pelo COI. A decisão de participação dos atletas nos Jogos Olímpicos será debatida em reunião entre dirigentes, e ainda não tem data definida.