A Associação Atlética Batel passará a se chamar FC Mariupol Divulgação

A Associação Atlética Batel, de Guarapuava, na região de Prudentópolis, no interior do Paraná, resolveu mudar a identidade. Sediada na cidade que possui a maior comunidade ucraniana da América Latina, a equipe paranaense fez uma homenagem ao FC Mariupol, time ucraniano extinto pela guerra com a Rússia.
"Nosso clube e nossa região tem muita identificação e carinho pelo povo ucraniano. A ideia é ajudar a manter vivo o FC Mariupol, que era um orgulho e a grande paixão da cidade, até que eles possam realmente retornar as suas atividades", disse o presidente do clube paranaense, Alex Lopes.
A cidade de Guarapuava, na região de Prudentópolis, no interior do Paraná, possui apenas 52 mil habitantes, sendo 75% descendentes de ucranianos. É a maior comunidade ucraniana na América Latina. Além de mudar o nome, o Batel também adotou as cores e o escudo do FC Mariupol. 
A cidade de Mariupol foi uma das mais afetadas pela guerra com a Rússia. O clube ucraniano encerrou as atividades e dispensou os funcionários. Além disso, eles também tiveram a infraestrutura afetada com as constantes batalhas contra os russos e dificilmente retomarão as atividades no futuro.