Mausoléu de Pelé será aberto para visitasNathalia Filipe/Prefeitura Municipal de Santos

Rio - O mausoléu onde está sepultado Edson Arantes do Nascimento, o Pelé, em Santos, será aberto para visitação pública a partir da próxima segunda-feira (15). No dia da inauguração, o espaço promoverá um evento especial com os primeiros visitantes, diante da presença de familiares do Rei do Futebol. O anúncio foi feito pelo próprio cemitério vertical Memorial Necrópole Ecumênica, nesta quinta-feira (11).
As visitas poderão ser feitas em dois períodos: pela manhã (entre 9h e meio-dia) e à tarde (das 14h às 18h). Para conhecer o local, e necessário se cadastrar, de forma gratuita, no site do Memorial e resgatar o ingresso para o horário desejado.
Pelé, inicialmente, estaria em um espaço no nono andar do cemitério vertical, com vista para a Vila Belmiro. O local havia sido adquirido pelo próprio jogador em 2003, em homenagem ao pai, Dondinho, que vestiu a camisa 9 no período em que foi jogador.
No entanto, pensando numa melhor logística para os visitantes, a família do Rei e o cemitério chegaram a um acordo para que Pelé fosse sepultado em uma sala ao lado do crematório, no primeiro andar.
O mausoléu do Atleta do Século foi projetado por Pepe Altstut, dono do Memorial, e possui cerca de 200 m². O espaço conta com duas estátuas em tamanho real de Pelé, grama sintética no chão, e paredes que simulam a torcida do Santos.
O túmulo é revestido com placas de alumínio dourado, e possui painéis com referência a gols do Rei, e a tradicional comemoração com soco no ar. O local ainda conta com cantoneiras em formatos da Taça Jules Rimet, uma camisa com o número 10 e uma coroa.
Além de conhecer o mausoléu, os visitantes poderão ter acesso ao museu de veículos do cemitério, onde está o Mercedes Benz S-280, dado pela montadora ao jogador, em comemoração ao seu milésimo gol.